O improvável livro “Repensando as Habitações de Interesse Social “ do Arquiteto Urbanista Luiz Carlos Toledo é a documentação de mais uma experiência onde a reflexão acadêmica se alia à prática profissional. Fato que por si só já suscitaria interessante, entretanto, o que o torna realmente singular é o fato de ir além, explico: apenas alguns têm a oportunidade de refletir sobre a realidade em que vive e criticar as intervenções, normalmente desenvolvidas por outros, sobre os processos sócio-espaciais contemporâneos; outros poucos participam, por meio da prática profissional, no desenvolvimento de políticas, planos e projetos; entretanto, raramente se tem a oportunidade de investigar, de forma propositiva, as possibilidades da intervenção sem se ater às amarras contratuais e os pressupostos da gestão política. É o exercício da descoberta do desenho do porvir, que já poderia ter sido hoje.
Agora, imagine esta ultima oportunidade, descrita acima, nas mãos de um arquiteto urbanista que, acumulou uma incansável reflexão sobre a cidade e colecionou uma ampla prática profissional sobre o espaço urbano. Imagine ainda que este mesmo arquiteto se cerque de jovens criativos e instigados a questionar e repensar a prática profissional. Imagine por fim que este grupo de arquitetos pesquisadores não tomem seu próprio conhecimento como “verdade única” e que, por esta razão, venha a promover um intenso diálogo com a população local possibilitando que critiquem e alterem as questões elencadas e soluções adotadas.
O livro apresenta os resultados prospectivos desta experiência única, fruto de uma longa jornada. Na primeira parte da publicação Luiz Carlos Toledo relata de forma sintética e precisa (1) a experiência de ter coordenado o Plano Sócio Espacial da Rocinha, onde eu tive o prazer de ser seu coordenador técnico e de equipe. No restante a publicação dedica-se em apresentar os pressupostos da pesquisa e detalhar generosamente seus resultados capacitando ao leitor dar continuidade nas ideias espaciais ali lançadas e desenvolvidas.
Luiz Carlos Toledo, Verônica Natividade, Petar Vrcibradic somado a diversos representantes da Rocinha interagiram numa busca incansável para viabilizar os produtos, fruto das proposições de novos processos tecnológicos no canteiro de obra e do questionamento de parâmetros e modelos de Habitação de Interesse Social.
Os resultados, na forma de textos e desenhos, têm a capacidade de provocar no leitor reflexões e questionamentos a respeito de parâmetros comumente definidos pelos órgãos públicos e pela legislação urbanística. Com esta publicação além dos gestores públicos, diretamente interessados, os professores e alunos, de nossas escolas de arquitetura e urbanismo, ganham uma contundente crítica à prática de projeto aliada às novas proposições que serão, certamente, referências no assunto.
Finalmente, o livro pretende interferir nos processos em andamento ao disponibilizar, no CD-Rom anexo, um conteúdo que pode vir auxiliar a que grupos sociais organizados venham a tomá-lo como princípio de uma ação transformadora. O CD-Rom, distribuído para uso público, contêm os desenhos (projeto básico) de módulos e projetos desenvolvidos. Os autores oferecem generosamente uma forma de outros agentes se apropriarem e darem continuidade ao trabalho coletivo.
Esta pesquisa desenvolvida por Luiz Carlos Toledo, Verônica Natividade, Petar Vrcibradic é parte integrante da pesquisa da Rede FINEP sobre Moradia e Tecnologia Social tendo como coordenação pela UFRJ/IPPUR – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional: Adauto Lúcio Cardoso, Luciana Corrêa do Lago e Maria Julieta Nunes; e pela UFRJ/PROARQ – Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ: Vera Regina Tângari. Contaram com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – e com patrocínio do CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RJ – que possibilitou a edição do livro “Repensando as Habitações de Interesse Social“.
nota
1
Para mais informações a cerca do desenvolvimento do Plano Sócio-espacial da Rocinha: SILVA, Jonathas M. P. . Plano Sócio Espacial da Rocinha - plano, projetos e obra: conflitos e contradições. In: ZUQUIM, Maria de Lourdes (Org.) ; DOTTAVIANO, M. C. L. (Org.). (Org.). Práticas recentes de intervenção urbana em áreas informais na América Latina. 1ed.São Paulo: FAUUSP, 2014, v. 1, p. 1-210.
sobre o autor
Jonathas Magalhães Pereira da Silva é professor Doutor do Programa de Pós-Graduação POSURB PUC-Campinas. Atua como consultor na MPS associados em diferentes planos e projetos: coordenação técnica do Plano Sócio-Espacial da Rocinha Rio de Janeiro; coordenação de 11 planos participativos da região serrana do Espírito Santo; desenvolvimento de projetos urbanos dos corredores de transporte em São Paulo e na da Área Portuária do RJ.