Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Artes plásticas e trabalho livre

new

Artes plásticas e trabalho livre

De Dürer a Velázquez

Sérgio Ferro

Editora 34, São Paulo; 1ª edição, 2015

edition: português
paperback
224 p
16 x 23 x 1,2 cm
400 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-7326-588-0
CDD 751

Artes plásticas e trabalho livre

about the book

Em Artes plásticas e trabalho livre, Sérgio Ferro - arquiteto, pintor e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1962-1971) e da École d'Architecture de Grenoble (1973-2003) - analisa a produção artística do Renascimento enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal, a qual se intensifica no final da Idade Média quando os ateliês adotam progressivamente a mesma organização das manufaturas.

Sob essa ótica - e considerando atentamente a materialidade do processo produtivo das obras de arte, visto também como modelo em escala da dinâmica social -, o autor não se deixa seduzir pela condição aurática dessas obras, e concentra seu exame nas operações materiais do fazer e nos procedimentos adotados pelos artistas para se diferenciarem dos artesãos: o virtuosismo, a denegação do fazer, a sprezzatura e o non finito.

Combinando de forma ímpar conhecimento intelectual e práxis artística, Sérgio Ferro revê neste livro os procedimentos estéticos empregados por Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt para conquistar um novo lugar para as artes plásticas, com consequências que se desdobram até hoje.

about the author

Sérgio Ferro
Arquiteto formado pela FAU-USP. Ainda estudante projeta os edifícios São Paulo e Goiaz em Brasília. Com Flávio Império e Rodrigo Lefèvre formam o grupo Arquitetura Nova.

how to quote

FERRO, Sérgio. Artes plásticas e trabalho livre. De Dürer a Velázquez. São Paulo, Editora 34, 2015.

comments

Artes plásticas e trabalho livre

resenhas desse livro
por Pedro Fiori Arantes

outros livros

share

Sérgio Ferro

Arquitetura e trabalho livre

Sérgio Ferro

Cosac Naify, 2006


magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided