Une architecture de l'engagement
Une architecture de l'engagement
l'AUA (1960-1985)
Jean-Louis Cohen and Vanessa Grossman (Orgs.)
Cité de l'Architecture & du Patrimoine, Dominique Carré, Paris; 1ª edição, 2015
edition: français
paperback
320 p
22 x 28 cm
320 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
9782373680065
about the book
Na produção europeia da segunda metade do século XX, a AUA – Atelier d’urbanisme et d’architecture – se distingue pelas suas relações estreitas com a política e a com a cultura. Projeto coletivo, local compartilhado de trabalho, ou cooperativa de meios, a AUA representa uma verdadeira construção utópica. Sua arquitetura engajada, ancorada na política de seu tempo, como crítica precoce dos chamados grands ensembles, se afirma através de uma vontade de renovar as práticas arquitetônicas e urbanas – habitações, equipamentos públicos e paisagísticos, vontade a qual o Atelier foi o primeiro a transformar em verdadeiro desafio. Reunindo diferentes gerações de sócios de origens disciplinares e geográficas diversas, a AUA desenvolveu sua atividade em uma França marcada pela modernização e por distintos movimentos sociais, entre o início da Quinta República e a primeira gestão de sete anos de François Mitterrand. Publicado à ocasião da primeira e única retrospectiva consagrada ao Atelier, esta obra com múltiplas abordagens sugere ressonâncias entre a atitude pioneira da AUA e as esferas da política urbana, dos lazeres, da técnica, do teatro e do ensino.
Membros da AUA
Jacques Allégret, Pierre Arro, Jacques Berce, Paul Chemetov, Henri Ciriani, Michel Corajoud, Jean Deroche, Maria Deroche, Christian Devillers, Valentin Fabre, Borja Huidobro, Jacques Kalisz, Miroslav Kostanjevac, Georges Loiseau, Jean-François Parent, Jean Perrottet, Louis Petrocchi, Vincent Sabatier, Richard Slama, Michel Steinebach, Annie Tribel-Heinz, Jean Tribel.
about the author
Jean-Louis Cohen
Historiador da arquitetura, lecionou na Universidade Paris VIII e ocupa a cátedra Sheldon H. Solow na Universidade de Nova York. Criador da Cité de l’Architecture, recebeu a Chevalier de l’Ordre des Arts & Lettres do Ministério da Cultura.
Vanessa Grossman
Arquiteta com formação no Brasil e na França. Atualmente desenvolve seu doutorado em História e Teoria da Arquitetura na Universidade de Princeton.