Coleção Lina Bo Bardi
Coleção Lina Bo Bardi
Marcelo Carvalho Ferraz (Org.)
Iphan, Senac São Paulo, São Paulo; 1ª edição, 2015
edition:
paperback
320 p
24 x 17 x 4 cm
1256 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-85-7995-181-7
about the book
Responsável por inovações estéticas na arquitetura nacional, a obra intelectual e profissional de Lina Bo Bardi estava em consonância com a herança libertária dos movimentos de vanguarda do início do século 20. Ela participou ativamente da produção cultural do país, ao lado de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Burle Marx, Portinari, o escultor Landucci e outros.
A coletânea sobre o trabalho da arquiteta ítalo-brasileira aborda seus principais projetos, a exemplo dos paulistanos: Museu de Arte de São Paulo (Masp); Teatro Oficina e Sesc Pompeia, além de própria residência, conhecida como Casa de Vidro, tombada pelo Iphan em 2007. O Museu de Arte Moderna da Bahia e a Casa de Cultura, em Recife são outras obras que revelam os traços de Bo Bardi.
Com seis exemplares, a publicação bilíngue (português e inglês) foi feita em parceria com a Edições Sesc São Paulo e o Instituto Lina Bo P.M Bardi, e traz depoimentos e escritos de Lina a respeito de seus projetos, somados às análises contemporâneas e farta ilustração. O leitor pode conferir textos, croquis, aquarelas, desenhos, fotos, reproduções de maquetes e construções.
Livros da coleção
Museu de Arte de São Paulo, com textos de Lina Bo Bardi e Aldo van Eyck, 64 páginas
Sesc Fábrica da Pompeia, com textos de Lina Bo Bardi, André Vainer, Marcelo Ferraz e Cecília Rodrigues dos Santos, 64 páginas
Teatro Oficina, com textos de Lina Bo Bardi, Edson Elito e José Celso Martinez Correa, 48 páginas
Casa de Vidro, com textos de Lina Bo Bardi e Marcelo Ferraz, 48 páginas
Igreja Espírito Santo do Cerrado, com textos de Lina Bo Bardi e Edmar de Almeida, 48 páginas
Solar do Unhão, com textos de Lina Bo Bardi e André Vainer, 48 páginas
about the author
Marcelo Carvalho Ferraz
Arquiteto formado pela FAU-USP, é sócio do escritório Brasil Arquitetura e também sócio fundador da Marcenaria Baraúna, onde desenvolve projetos de mobiliário. É professor de projeto da Escola da Cidade, em São Paulo.