Preservação do patrimônio edificado
Preservação do patrimônio edificado
A questão do uso
Cyro Corrêa Lyra
Iphan, Brasília; 1ª edição, 2016
edition: português
paperback
p
23 x 29,6 cm
illustrated
B&W
photos
drawings
about the book
A outra publicação lançada faz parte da Coleção Arquitetura do Iphan e chama atenção para um aspecto central da política de preservação do patrimônio cultural nos dias de hoje: a intensificação e atualização do uso e da apropriação de monumentos e sítios urbanos protegidos. Em oito capítulos, o arquiteto Cyro Corrêa Lyra trata desde a reutilização do patrimônio edificado até a revitalização na obra de arquitetura, passando por uma exploração da experiência brasileira.
O uso cotidiano da obra arquitetônica é objeto de indagação na primeira parte do livro que examina a importância dada ao assunto na história da preservação, destacando a experiência francesa, que influenciou a organização da proteção do patrimônio no Brasil, passando ainda pela utilização do patrimônio edificado nas resoluções internacionais.
A segunda parte aborda a experiência brasileira por meio de uma revisão da história da ação federal de preservação do patrimônio construído, abrangendo a formação teórica e prática do arquiteto de patrimônio. O autor traz ainda uma síntese da ação e do pensamento sobre o patrimônio e encerra a segunda parte do livro apresentando dois exemplos de requalificação urbana da orla marítima: o projeto do parque do Flamengo e o projeto Porto Maravilha, ambos na cidade do Rio de Janeiro.
about the author
Cyro Corrêa Lyra
Arquiteto, doutor (EBA UFRJ), especialista em conservação e restauração de monumentos e sítios (ICCROM, Roma) e professor titular aposentado das Universidades Federais Fluminense e do Paraná.