Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea
Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea
Tomo II – Subjetividade, corpo, arte
Paola Berenstein Jacques and Fabiana Dultra Britto (Orgs.)
EDUFBA, Salvador; 1ª edição, 2015
edition: português
paperback
144 p
13,5 x 20 cm
fullcolor
ISBN
978-85-232-1400-5
about the book
A coleção Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea, dividida em quatro tomos, é resultante da pesquisa homônima realizada, entre 2011 e 2015, pelo grupo de pesquisa Laboratório Urbano, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/FAUFBA), em colaboração com pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e outros pesquisadores convidados.
O Tomo II – Subjetividade, Corpo, Arte – corresponde ao resultado da mesa de debate do grupo de trabalho Subjetividade, Corpo e Arte coordenado por Thais Portela (PPGAU – FAUFBA), que contou com mais de 20 participantes e foi realizado no âmbito do Corpocidade 4, ocorrido em Salvador, em dezembro de 2014, com a participação dos membros da pesquisa, além de estudantes e outros pesquisadores externos. Todos os autores dos capítulos do tomo foram membros da equipe da pesquisa Pronem, o Programa de Apoio à Núcleos Emergentes.
Partindo de proposta dos articuladores do grupo (Eduardo Lima e Marina Cunha, ambos do Laboratório Urbano UFBA), os participantes foram convidados a ler e interagir com os trabalhos de outros participantes da oficina.
Distribuídos em painéis pela sala de reunião, os textos e imagens receberam várias intervenções e questionamentos, criando as tensões que motivaram o diálogo em grupo que então se estendeu até o encerramento da primeira parte da oficina.
about the author
Paola Berenstein Jacques
Arquiteta-urbanista com especialização em Teoria da Arquitetura, mestrado em Filosofia da Arte e doutorado em História da Arte pela Universidade de Paris I - Sorbonne.
Fabiana Dultra Britto
Crítica de dança, professora da Escola de Dança-UFBA, coordenadora do PPGD/UFBA. Graduada em Dança (UFBA), Mestrado em Artes (USP), Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Pós-Doutorado em Arte Pública (Bauhaus Universität Weimar).