Gio Ponti Archi-designer
Gio Ponti Archi-designer
Sophie Bouilhet-Dumas, Dominique Forest and Salvatore Licitra (Orgs.)
Silvana Editoriale, Milão; 1ª edição, 2018
edition: français
hardcover
320 p
23 x 31.5 cm
2170 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-2-916914-75-6
about the book
Com mais de 100 obras e dezenas de objetos de design em seu nome, o arquiteto e designer italiano Gio Ponti revolucionou a arquitetura do pós-guerra e abriu perspectivas para novos modos de vida.
Gio Ponti: Archi-Designer cobre toda a carreira de Ponti de 1921 a 1978, destacando os vários aspectos de sua obra: da produção mecânica ao artesanato, da arquitetura ao design industrial, da mobília à iluminação, da criação de revistas à sua incursão no mercado, do trabalho com vidro, cerâmica e ourivesaria. Seu trabalho exemplificou uma certa tendência identificada por seu colega arquiteto Ernesto Rogers em 1952, um interesse em projetar dal cucchiaio alla città ("da colher para a cidade") – dando igual atenção e aplicando o mesmo design inovador pensando em pequenas colheres e arranha-céus igualmente.
Com mais de 500 peças, este livro traça as jornadas multidisciplinares de Ponti através da arquitetura, mobiliário e design em seu trabalho para casas particulares e edifícios públicos, incluindo universidades e catedrais.
Considerado como um dos arquitetos e designers mais influentes do século 20, Giovanni “Gio” Ponti (1891–1979) fundou seu escritório de arquitetura em 1921 e foi extraordinariamente prolífico a partir de então, trabalhando como arquiteto, designer industrial, artista, designer de móveis, professor e escritor. Em 1928 fundou a revista Domus, que dirigiu durante a maior parte de sua vida, ajudando a difundir sua visão de uma estética moderna revitalizada na produção industrial, arquitetura, design de interiores e artes decorativas italianas.
about the author
Sophie Bouilhet-Dumas
Dominique Forest
Salvatore Licitra