Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Passe Livre

Passe Livre

As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização

Daniel Santini

Autonomia Literária, São Paulo:; 1ª edição, 2019

edition: português
paperback
154 p
14 x 21 cm
illustrated
fullcolor
drawings
ISBN 978-85-69536-59-8

Passe Livre

about the book

Como a valorização do transporte coletivo pode ajudar a superar desafios crescentes para a mobilidade urbana e minimizar os impactos negativos de aplicativos baseados na precarização de direitos e na falta de regulamentação. Não é só por 20 centavos. Com este mote o Movimento Passe Livre convocou a população às ruas para protestar contra o aumento das tarifas de transporte coletivo em 2013. Defendendo a possibilidade da livre circulação na cidade, impedida pelas catracas, o chamado reverbera as lutas pelo direito à cidade que têm marcado o horizonte de movimentos sociais nestas primeiras décadas do terceiro milênio. Neste livro, a tarifa zero, política pública que traduz, na prática, uma das dimensões do acesso universal ao transporte, aparece não como horizonte utópico, mas como apresentação e discussão de experiências concretas em diversas cidades do mundo. Trata-se, portanto de uma leitura importante para quem acredita que as políticas urbanas podem abandonar o senso comum e as receitas prontas e ousar reinventar a gestão da cidade.

[Raquel Rolnik, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo]

about the author

Daniel Santini
Jornalista, pós-graduação em jornalismo internacional (PUC-SP), especializado em sistemas de mobilidade livre. Foi coordenador de jornalismo e editor da organização não governamental Repórter Brasil.

how to quote

SANTINI, Daniel. Passe Livre. As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. São Paulo:, Autonomia Literária, 2019.

comments

Passe Livre

resenhas desse livro
por Luiz de Lucca Neto

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided