Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Brasília, cidade construída na linha do horizonte

Brasília, cidade construída na linha do horizonte

Sérgio Jatobá

Edição do autor, Brasília; 1ª edição, 2021
Apresentações de Aldo Paviani, Conceição Freitas e Nicolas Behr

edition: português
paperback
80 p
21 x 14 cm
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 978-65-00-18457-0

Brasília, cidade construída na linha do horizonte

about the book

O sonho imperial de uma Nova Lisboa nos trópicos e o universo delirante de Clarice Lispector são algumas das inspirações do autor para escrever esta série de textos sobre Brasília. Mesclando sua experiência profissional com sua vivência na cidade, Sergio Jatobá apresenta aos leitores uma produção com linguagem mais jornalística do que acadêmica que interessará tanto aos profissionais quanto leigos nas questões urbanas e arquitetônicas referentes à cidade ícone da modernidade.

Orelha de Conceição Freitas

Não é preciso ser arquiteto ou arquiteta para entender os múltiplos sentidos de Brasília do mesmo modo que não é preciso ser músico para se deixar enlevar por uma canção. Mas, em sendo, a percepção sobre a obra, seja ela uma cidade ou uma melodia, ficará mais aguçada.

É preciso sensibilidade, humildade, experiência urbana intensa na cidade, muita sola de sapato e boa dose de afeto para assimilar a grandeza e a complexidade do maior sítio moderno do mundo. São qualidades e experiências do arquiteto Sérgio Jatobá, carioca-brasiliense que cresceu numa superquadra e se formou na Universidade de Brasília.

O resultado dessa química urbana e humana está em “Brasília, cidade construída na linha do horizonte”, livrinho pequeno, crítico e sensato, afetuoso e melodioso.

Orelha de Nicolas Behr

Você tem em mãos uma preciosidade. Este é um livro de um insider, que desde os quatro anos de idade (a cidade com dois) vive a eterna Capital da Esperança.

Sérgio Jatobá compartilha conosco suas vivências, experiências e múltiplas visões de Brasília. Ler e aprender sobre esta cidade riscada no ar é sempre muito prazeroso. Tenho certeza de que isso você também vai sentir ao ler este livro.

Boa leitura.

about the author

Sérgio Jatobá
Arquiteto e urbanista (UnB, 1981), mestre e doutor pela mesma escola (2000 e 2006), com um período sandwich na Universidade de Valladolid. Desde 2009 é pesquisador colaborador do Neru - Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da UnB.

how to quote

JATOBá, Sérgio. Brasília, cidade construída na linha do horizonte. volume x. Brasília, Edição do autor, 2021.

comments

Brasília, cidade construída na linha do horizonte

resenhas desse livro
por Aldo Paviani

outros livros

share

Sérgio Jatobá

Brasília 50 anos

Aldo Paviani, Frederico Flósculo Pinheiro Barreto, Ignez Costa Barbosa Ferreira, Lúcia Cony Faria Cidade and Sérgio Jatobá (Orgs.)

Editora UnB, 2010


magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided