Brasília 50 anos
Brasília 50 anos
Da capital a metrópole
Aldo Paviani, Frederico Flósculo Pinheiro Barreto, Ignez Costa Barbosa Ferreira, Lúcia Cony Faria Cidade and Sérgio Jatobá (Orgs.)
Coleção Brasília
Editora UnB, Brasília; 1ª edição, 2010
edition: português
paperback
490 p
15 x 22 x 2,5 cm
700 g
illustrated
drawings
ISBN
978-85-230-1242-7
(história do brasil, história urbana, avaliação urbana e regional)
about the book
Brasília, jovem cidade de 50 anos, se comparada às demais metrópoles brasileiras, igualmente tem sua história, construiu sua cultura, arquitetura, geografia e urbanismo, sendo cidade paradigma para quase duas gerações.
A capital brasileira tem um passado relativamente remoto, que é trazido à luz nessa coletânea, porquanto a ideia de transferir a capital do litoral para o Planalto Central data do período colonial.
Tiradentes, um dos Inconfidentes Mineiros, propôs a mudança da capital José Bonifácio, igualmente imaginou que a cidade poderia se denominar Brasília. Contudo, essa ideia prosperou com a República e foi transformada em realidade pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que inaugurou o Plano Piloto de Brasília, em 21 de abril de 1960. Com isso, chegamos à metrópole estudada para o jubileu da cidade.
Desde os árduos e históricos anos da construção e do nascimento do Plano Piloto, a natureza vem perdendo terreno para cimento, asfalto, ferro e vidro.
Em Brasília, 50 anos: da capital a metrópole, vários especialistas analisam a questão do planejamento da cidade, os momentos da produção capitalista do espaço e a emergência do ambiente diversificado na apropriação e uso da terra, em síntese, a evolução da metrópole. A terra, em princípio, se encontrava nas mãos do Estado.
Nos dias correntes, há residuais fragmentos do território para assentar a população, que cresceu para além dos quinhentos mil estipulados, inicialmente, e vai além dos dois e meio milhões de pessoas.
Com a massa populacional, a gestão local enfrente dilemas e contradições próprios das metrópoles em acelerado processo de expansão, extrapolando os limites do Distrito Federal. É justamente a formação da metrópole, o tema de duas unidades da obra, e essa formação é avaliada em seus diferentes momentos e problemas com indicação de soluções para os mesmos.
O coroamento dessa obra se dá com o delineamento de cenários para o futuro, a partir de projeções demográficas e de cenários ambientais que denunciam a dilapidação da vegetação e o desperdício da água, dentre outras questões. Também são delineadas a escala vivencial do coração da metrópole e os vetores de expansão.
Nesta obra, espera-se que o leitor encontre amplo leque de abordagens, teóricas e da observação empírica, apoiada em dados, gráficos, mapas e imagens que tornam a leitura fluente e bem concatenada.
about the author
Aldo Paviani
Graduado em Geografia e História pela PUC Rio Grande do Sul. Livre Docente e Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente professor titular aposentado da UnB.
Frederico Flósculo Pinheiro Barreto
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Doutorado pela UnB.Arquiteto dá ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.
Ignez Costa Barbosa Ferreira
Graduação, Bacharel e licenciatura em Geografia pela UFRJ. Especialização em Geografia pela UFRJ e pela Universitè de Paris IV (Paris-Sorbonne).Atual pesquisadora da UnB.
Lúcia Cony Faria Cidade
Arquiteta pela UFRJ, mestre em Arquitetura pela U. C. Berkeley e em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Cornell University. Professora Associada do Departamento de Geografia da UnB.
Sérgio Jatobá
Arquiteto e urbanista (UnB, 1981), mestre e doutor pela mesma escola (2000 e 2006), com um período sandwich na Universidade de Valladolid. Desde 2009 é pesquisador colaborador do Neru - Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da UnB.