Edifícios de Apartamentos em Fortaleza
Edifícios de Apartamentos em Fortaleza
Universalidades e singularidades
Marcia Gadelha Cavalcante
Imprensa Universitária, Fortaleza; 1ª edição, 2021
edition: português
paperback
hardcover
544 p
21 x 21 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-65-88492-76-5
about the book
O livro expressa, por intermédio da quantidade e a qualidade do texto e das imagens, a capacidade de sistematização, objetividade e gestão das informações coletadas (fontes, desenhos, entrevistas, fotografias, leis, entre outras), aborda o processo de verticalização na cidade de Fortaleza, se detendo com especial atenção nos edifícios de apartamentos, o que permite uma classificação arquitetônica e uma periodização urbanística.
A pesquisa estuda o edifício de apartamentos na cidade de Fortaleza, no período de 1935, sua gênese, a 1986, início da consolidação da verticalização. Cientes de que o objeto arquitetônico se vincula a fatores culturais, sociais, econômicos e climáticos do lugar, e de que a formação do arquiteto tem um papel relevante na interpretação desses determinantes, a pesquisa focou na análise destes fatores e das obras edificadas.
A relevância desta tese se sustenta na importância do edifício de apartamentos no espaço urbano de Fortaleza na contemporaneidade, especialmente na área leste da cidade onde, em alguns bairros, representa quase 90% das moradias, e com forte tendência à expansão.
Parte-se do pressuposto de que o estudo das transformações dos edifícios – no tempo e no espaço – é de fundamental importância para gerar um embasamento crítico de modo a contribuir para a práxis arquitetônica.
Verifica-se a ocorrência de quatro períodos distintos no espaço de tempo estudado: os antecedentes, período longo e com poucos exemplares; o moderno, que teve início com a atuação dos arquitetos pioneiros; o da predominância dos edifícios sobre pilotis em linguagem brutalista; e o da consolidação das torres isoladas e início do pós-modernismo.
Identifica-se, em cada período analisado, os fatores transformadores da arquitetura, seus conceitos universais e as especificidades locais. Conclui-se que, na cidade de Fortaleza, no período estudado, a formação do arquiteto foi de especial importância nas intermediações com os agentes locais e nas transformações do edifício de apartamentos.
about the author
Marcia Gadelha Cavalcante
Arquiteta e urbanista (UFC, 1984), mestre em Engenharia Civil (UFC, 1999) e doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU Mackenzie, 2015). Professora Adjunta II e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.