Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Tempo de cidade

Tempo de cidade

Vicente Loureiro

Outras Letras, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2022

edition: português
paperback
258 p
ISBN 978-65-89794-11-0

Tempo de cidade

about the book

Tempo de discutir as cidades

O livro Tempo de Cidade, do arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, traz lições de urbanismo e a emoção dos tempos da infância vivida em Paracambi, no Estado do Rio. Loureiro, que hoje reside em Nova Iguaçu, sempre teve olhos voltados para a melhoria das condições de vida nas cidades. “Sempre será o tempo das cidades, pois algo nelas frequentemente ocorre a bulir com o cotidiano e a percepção dos seus habitantes. Seja ela um pequeno ajuntamento de casas cortadas por ruas a acabar logo ali, ou então um aglomerado de cidades ao redor de uma metrópole, onde não se sabe ao certo onde começa uma e termina outra, parecendo muitas das vezes um lugar sem fim. É esta convicção que empresta síntese a coletânea de crônicas escritas por mim nos últimos três anos e reunidas agora em um livro sobre este título reverencial: Tempo de Cidade”.

Ele acredita que as cidades são fontes inesgotáveis de assunto em todo mundo. “Todos nós vivemos nelas momentos de encantamento, apreensão e, até mesmo, de raiva no exercício do viver urbano”. Da mesma forma que as cidades precisam de cuidados e mimos, não vivem sem celebrações e algumas epifanias. Cultivam fatos que levam à inovações, assim como estão sempre a se contorcer em busca de ações e testemunhos de inclusão de seus filhos marginalizados. Esses foram os títulos dos capítulos que ele usou para organizar o texto. Em Cuidados e Mimos, por exemplo, ele fala sobre “A farra dos ipês”; em Epifanias e Celebrações, descreve a “Agonia de uma rua”. “Tudo a 15 minutos de casa” é encontrada no capítulo Fatos e Inovações. Em Testemunhos de inclusão, ele questiona “Onde vão morar os pobres?”.

O artista plástico Raimundo Rodriguez, que também mora em Nova Iguaçu e trabalha com descartes foi o autor da maquete do município, que enfeita a capa do livro.

O jornalista Octávio Guedes, destaca, na orelha, o lado humano da obra, que vai além de arquitetura e urbanismo, “Tempo de Cidade é a reunião de deliciosas crônicas nas quais Vicente Loureiro dialoga com todos de forma genial. Quando fala sobre o mundo, faz o leitor se sentir na sua esquina.”

Na apresentação, a arquiteta-urbanista Verena Andreatta, ex-secretária de Urbanismo do Rio de Janeiro, diz: “Somos frutos de infâncias vividas em cidades pequenas — Vicente, em Paracambi, e eu em Mata de São João, na Bahia. E hoje, curiosamente, as metrópoles reivindicam direitos que já conhecíamos de outrora, como andar a pé ou de bicicleta.”

Sensível aos problemas que vivemos desde antes da pandemia e agora com o conflito mundial, que torna ainda mais crítica a situação da economia no Brasil, Vicente Loureiro afirma: “Independente de governos repressores ou condescendentes, eles (os camelôs) vieram para ficar. Pelo menos enquanto a economia da desigualdade continuar a produzi-los com eficácia incontestável. O espaço público virou o CEP da iniquidade. A tolerância zero deve ser dirigida à exclusão, não aos excluídos.”

about the author

Vicente Loureiro
Vicente Loureiro, arquiteto, é diretor da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Estado do Rio de Janeiro.

how to quote

LOUREIRO, Vicente. Tempo de cidade. Rio de Janeiro, Outras Letras, 2022.

comments

Tempo de cidade

resenhas desse livro
por Verena Andreatta

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided