A tabela periódica
A tabela periódica
Sérgio Blank
Secretaria de Produção e Difusão Cultural/Ufes, Vitória; 1ª edição, 1993
edition:
paperback
89 p
B&W
about the book
Com seu livro de poemas “A tabela periódica”, Sérgio Blank, consagrou-se “como excelente escritor capixaba, cujo texto, do infantil ao adulto, destaca-o entre nossos escritores, porque filosófico, satírico, contendo ironia sofisticada num estilo estilhaçado, buscando o ritmo da modernidade e, principalmente, neste último livro, aproximando-se do universo afetivo, com dor”.
“Abstrato, Sérgio Blank é transparente, saboroso de ler, porque se expõe às trapaças e tropeços do amor. Brincando com o infortúnio, com a infelicidade, com a solidão, Sérgio se aproxima de nós, solidariza-se conosco, abraça-nos, nos diz ‘vem’”.
“Porque o amor lhe foge, ele se resigna. E, se o amor lhe vem, ele brinca, pressentindo mais uma trapaça. E tudo num estilo só seu, onde expõe sua fé em frangalhos, sua cética esperança no que virá day-after. Porque Sérgio é poeta consciente da dor. Da nossa dor. Da solidão que vem da falta de amor. Seus poemas brincalhões, mas de uma seriedade absoluta, são patéticos, proféticos e cruéis. Nascidos, obviamente, das insanidades do amor. Ou da falta de amor”.
[RIBEIRO, Lacy. A “tabela periódica” de Sérgio Blank. A Gazeta, Caderno 2, Vitória, 7 fev. 1993, p. 4.]
about the author
Sérgio Blank
Nascido em 1964, em Cariacica, é conhecido por seus poemas, livros e atuação como promotor de lançamentos de obras e coordenador de oficinas e encontros literários.