Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Ecológica

Ecológica

André Gorz

Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2010
original title: Ecologica
translator: Celso Azzan Jr.

edition: português
paperback
106 p
14 x 21 cm
ISBN 978-85-391-0200-6

Ecológica

about the book

Que nós somos dominados no nosso trabalho é uma evidência desde há cento e setenta anos. Mas não que somos dominados em nossas necessidades e nossos desejos, nos pensamentos e na imagem que temos de nós mesmos. É por ele, pela crítica do modelo de consumo opulento, que me tornei ecologista de primeira hora. Meu ponto de partida foi um artigo publicado numa revista semanal americana em 1954. Ele explicava que a valorização das capacidades de produção americanas exigia que o consumo crescesse pelo menos 50% nos oito anos seguintes, enquanto as pessoas eram absolutamente incapazes de definir o que fazer com seus 50% de consumo suplementar. Partindo então da crítica do capitalismo, chega-se necessariamente à ecologia política, que, com sua indispensável teoria crítica das necessidades, nos reconduz a aprofundar e a radicalizar a crítica do capitalismo. Eu não diria que há uma moral na ecologia, mas sim que a exigência ética da emancipação do sujeito implica a crítica teórica e prática do capitalismo, da qual a ecologia política é uma dimensão essencial.

about the author

André Gorz
Nasceu em 1923 na Áustria e se naturalizou francês em 1975. Participante do movimento de Maio de 68 em Paris, tem livros nas áreas de filosofia, sociologia e ecologia. Discípulo de Sartre, foi cofundador da revista Le Nouvel Observateur.

how to quote

GORZ, André. Ecológica. São Paulo, Annablume, 2010.

comments

Ecológica

resenhas desse livro
por Tarcísio Marques da Silva and Flávia Fernandes Carvalho

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided