Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Poéticas urbanas

new

Poéticas urbanas

Imageria, projeto e precariedade imaginário: construir e habitar a terra

Artur Simões Rozestraten (Org.)
 

Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2022

edition: português
paperback
340 p
16 x 23 cm
ISBN 978-65-5684-040-6

Poéticas urbanas

about the book

As poéticas urbanas podem ser entendidas como as inúmeras ações que promovem passagens do “não-ser” ao ser, transformando realidades e experiências dos espaços urbanos que habitamos, em realidades e experiências relacionais e ressignificadas. Tal entendimento das poéticas, como poiesis, na seara aberta por Platão em “O Banquete”, instaura o devaneio como motor da mobilidade das imagens e, assim, reconhece nas interações e nas ações concretas uma mesma potência cosmogônica capaz de inaugurar “universos dentro do universo”, como propôs Henri Focillon.

Neste livro, diversos autores e autoras, brasileiros(as) e estrangeiros(as), com formações variadas e refletindo sobre realidades e experiências distintas, compartilham perspectivas, análises e interpretações que tocam tais poéticas urbanas por via das imagerias ou conjuntos iconográficos, do projeto e da reflexão sobre a precariedade do habitar no mundo contemporâneo. Os casos estudados neste livro enraízam-se em duas realidades também distintas e historicamente interrelacionadas, o Brasil e a França, desdobrando-se, a partir deste núcleo central, em outros contextos correlatos.

A pluralidade de vozes, temas e abordagens se organiza nesta obra em 3 capítulos: um primeiro que discute as imagerias, memórias, projeções e projetos; um segundo capítulo que instaura um debate a partir da noção de “Ville douce” e de questões acerca da paisagem; e um terceiro capítulo que se dedica a re-imaginar o habitat precário.

Quais são os imaginários que compartilhamos em torno destes temas e questões? Qual é o futuro que pretendemos construir com base nestes imaginários? Que lugares pretendemos transformar e construir para habitarmos a Terra em consonância com tais imaginários?

about the author

Artur Simões Rozestraten
Arquiteto, mestre e doutor pela FAU USP, onde é docente. Coordenador do Laboratório de Modelos e Ensaios, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web e do Grupo de Pesquisa Representações: imaginário e tecnologia (CNPq).

how to quote

ROZESTRATEN, Artur Simões (Org.). Poéticas urbanas. Imageria, projeto e precariedade imaginário: construir e habitar a terra. São Paulo, Annablume, 2022.

comments

Poéticas urbanas

outros livros

share

Artur Simões Rozestraten

Portadores: imaginário e arquitetura

Artur Simões Rozestraten

Annablume, 2015


magazines

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided