Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Urbano constelação

Urbano constelação

Rita Velloso

Cosmópolis, Editora UFMG, Belo Horizonte; 1ª edição, 2022
Download gratuito: https://bit.ly/3PtPSND

edition: português
484 p
illustrated
B&W
photos

Urbano constelação

about the book

“Pensar arquiteturas da insurreição como parte constituinte da constelação do urbano, a partir de Walter Benjamin, em diálogo com pensadores como Henri Lefebvre, em destaque particular, além de vários outros, é o propósito central de Rita Velloso nesses ensaios a que chamou Urbano – Constelação. Relacionar coisas/estrelas entre si e para além delas a fim de construir uma compreensão das articulações entre formas urbanísticas-territoriais e processos sociais que lhes são intrínsecos e subjacentes, formando constelações do urbano, lhe permite trazer novas compreensões sobre as lutas nas cidades e nos vários desdobramentos do tecido urbano: franjas, subúrbios, centralidades e vazios, espaços de extensão urbana.

Já no doutorado em filosofia, na primeira década deste século, Rita, arquiteta-filósofa, ousava combinar autores – Benjamin e Lefebvre em especial – para investigar a distração e o choque na experiência da arquitetura na vida cotidiana. Essa ousadia em ultrapassar limites disciplinares e construir diálogos a partir de experiências de planejamento e observações participantes, tornadas reflexões filosóficas, já apontava para explorações teóricas e de modos de ver, pensar e vivenciar os conflitos e lutas que se nos apresentam na vida cotidiana contemporânea, necessariamente urbana, diria Lefebvre.

Pensar e narrar por constelações e aplicar esse método ao contexto brasileiro recente – e à região metropolitana de Belo Horizonte em particular – ao que chama lutas urbanas pelo direito à cidade, privilegia narrativas históricas e processos de construção e de instituição da própria organização socioespacial e política tão incipiente das nossas sociedades urbanas. Os ensaios das partes finais – Constelação, Benjamin e Constelação, Lefebvre – resgatam diálogos com seus referenciais filosóficos principais para pensar a arquitetura e a vida urbana, sendo que toda a obra já traz em si um esforço crítico, de apropriação e superação da matriz do pensamento europeu a partir das experiências concretas e reflexões no universo do cotidiano urbano brasileiro (e mineiro).

Uma coletânea muito bem-vinda para ajudar a pensar as complexidades do urbano contemporâneo”.

[Roberto Monte-Mór]

download do livro

Link para download do livro: https://bit.ly/3PtPSND.

about the author

Rita Velloso
Arquiteta, mestre e doutora em filosofia (UFMG), pesquisadora do CNPq, coordenadora do grupo de pesquisa Cosmópolis (EA/UFMG). É professora da Escola de Arquitetura da UFMG, onde leciona Teoria Urbana, História da Arquitetura e Estética.

how to quote

VELLOSO, Rita. Urbano constelação. Belo Horizonte, Cosmópolis, Editora UFMG, 2022.

comments

Urbano constelação

resenhas desse livro
por Junia Mortimer

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided