SIAA
SIAA
Francesco Perrotta-Bosch (Org.)
Edições Sesc SP, Editora da Cidade, São Paulo; 1ª edição, 2021
edition: português
paperback
112 p
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-65-86111-35-4
about the book
Uma seleção de sete projetos em uma edição dedicada ao escritório paulistano SIAA. Este é o primeiro livro da Coleção Arquitetos da Cidade, dedicada a escritórios brasileiros que se destacam no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea. Na obra, destacam-se trabalhos de profissionais cujas ações nunca perdem a oportunidade de concretizar o espaço público com ações positivas. Para esses arquitetos, que dividem seu tempo entre a prática e o ensino, é na cidade que reside seu maior interesse, independentemente do que concebem.
Com organização do ensaísta, arquiteto e curador ítalo-brasileiro Francesco Perrotta-Bosch,a publicação conta com colaborações de Guilherme Wisnik e Eduardo de Almeida, além de entrevista com Cesar ShundiIwamizu e Eduardo Gurian, que coordenam o escritório.
Em depoimento, Eduardo de Almeida, arquiteto há mais de cinquenta anos e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, comenta que a contribuição do escritório SIAA insere-se em um contexto a partir dos anos 1980, após a consolidação da arquitetura moderna brasileira, quando passa a se expressar como manifestação cultural de grande significado. “Em São Paulo, isso ocorre de modo coeso, como se houvesse uma cumplicidade nas posturas projetuais. As gerações mais novas desenvolvem-se com apoio teórico da Escola da Cidade, talvez a instituição mais aberta de ensino de arquitetura e urbanismo do país”, opina.Ainda segundo ele, “esses jovens arquitetos criam didáticas inovadoras e processos de trabalho abrangentes, convertendo a Escola da Cidade em um fórum de discussões da produção contemporânea com as futuras gerações”.
Em relação à seleção de sete projetos mediante apurado olhar curatorial, Perrotta-Bosch afirma que o livro permite ao leitor uma aproximação efetiva à poética do escritório homenageado por meio de textos, entrevistas e croquis. “Projetos autorais, quando vistos em conjunto, expõem um percurso sempre marcado por buscas, desejos e experimentações”, diz ele, afirmando que entre o primeiro e o último projeto apresentados na obra podem ser percebidas as virtudes arquitetônicas deste escritório de perfil notadamente experimental.
“Menos arquétipos, mais questionamentos. Há uma coerência entre projetos que não se observa nas formas, mas em aspectos que demandam leitura atenta das plantas, dos cortes, dos diagramas. Longe de fixar-se em modelos inertes, cada dia mais o SIAA configura-se como um laboratório de experimentos”, afirma Perrotta-Bosch. “Nesta narrativa é possível compreender o rico arcabouço de referências desse coletivo. Afinal, a erudição não provém somente dos livros, das edificações visitadas e das citações utilizadas. No SIAA, a erudição provém das interlocuções estabelecidas. Quando são muitas, como é o caso, revela-se também uma inquietude – não psicológica ou de relações sociais, mas eminentemente projetual”.
Sobre o SIAA
Localizado em São Paulo, SIAA Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura com destaque nos cenários nacional e internacional que, pela primeira vez, apresenta seu trabalho reunido em uma publicação. Capitaneado por Cesar ShundiIwamizu e Eduardo Gurian, o grupo nasceu com formação sólida sob os cânones da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP para, posteriormente, tornar-se um escritório de caráter mais experimental que se configura como um laboratório de criação e inovação.
about the author
Francesco Perrotta-Bosch
NascIdo no Rio de Janeiro (1988), é arquiteto pela PUC-Rio, mestre e doutorando pela USP. Em 2013, venceu o prêmio de ensaísmo da revista Serrote com “A arquitetura dos intervalos”.