Entre - Entrevistas com arquitetos por estudantes de arquitetura
Entre - Entrevistas com arquitetos por estudantes de arquitetura
Francesco Perrotta-Bosch, Valmir Azevedo, Mariana Meneguetti and Gabriel Kozlowski
Viana & Mosley, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2012
CDD 720.981 M912e
edition: português
paperback
260 p
16 x 23 x 2 cm
700 g
illustrated
B&W
fullcolor
ISBN
978-85-88721-67-8
(crítica da arquitetura)
about the book
Publicado pela editora Viana & Mosley, ENTRE - entrevistas com arquitetos por estudantes de arquitetura, organizado por Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kozlowski, Mariana Meneguetti e Valmir Azevedo, é uma compilação de treze entrevistas com um conjunto de arquitetos brasileiros de destaque.
O termo entre instiga por suas diferentes acepções. “Estar entre” é a posição na qual se reuniram esses quatro arquitetos, no período em que eram estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para começar a montar um panorama do momento atual da arquitetura brasileira.
As perguntas, em grande parte, não se restringem a especificidades contidas em exemplos projetuais, mas privilegiam um caráter mais abrangente. Interessam, principalmente, os problemas eleitos para serem enfrentados e as posturas críticas adotadas no momento do projeto e no debate arquitetônico. É especialmente interessante a leitura do conjunto das diferentes falas, comparando a relevância que cada arquiteto dá a determinadas questões, como, por exemplo, os distintos modos de operação no cotidiano da prática da arquitetura, as relações criadas entre o que é feito no escritório e os métodos de ensino no espaço universitário, os posicionamentos diante de assuntos como a função social da arquitetura, a sustentabilidade ou a tectônica, as noções pessoais de beleza, as distintas visões de urbanidade, a heroificação de certos modernistas por alguns e o esforço pela desconstrução da aura heróica por outros, a observação de discursos que se estruturam nas relações dadas na escala do tijolo enquanto outros sustentam-se por fenômenos que se sucedem em escala global.
Com entrevistas de Andrade Morettin, Arquitetos Associados, BLAC, CAMPO aud, Carla Juaçaba, João Walter Toscano, João Filgueiras Lima (Lelé), MMBB, Nitsche Arquitetos Associados, Rua Arquitetos, SPBR, Vazio S/A, Ana Luiza Nobre e Guilherme Wisnik, apresenta-se este conjunto de pessoas extremamente capazes de participar ativa e qualificadamente das transformações a que estamos sujeitos no atual momento do Brasil do século XXI.
about the authors
Francesco Perrotta-Bosch
NascIdo no Rio de Janeiro (1988), é arquiteto pela PUC-Rio, mestre e doutorando pela USP. Em 2013, venceu o prêmio de ensaísmo da revista Serrote com “A arquitetura dos intervalos”.
Valmir Azevedo
CAU PUC-Rio 2006-2012. Bacharel e licenciado em Letras pela mesma universidade. Colaborou com Flávio Ferreira (FFAU) na conclusão da etapa de macrodiagnóstico de favelas para o Programa Morar Carioca.
Mariana Meneguetti
CAU PUC-Rio 2007-2013. Fez parte do Centro Acadêmico do curso e organizou a 5ª semana de arquitetura e da PUC-Rio "Ser Urbano-Cidade Projétil". Estagiou no escritório DDG Arquitetura, ACME Space, em Londres, e Mecanoo Architeten, na Holanda
Gabriel Kozlowski
CAU PUC-Rio 2006-2011. Organizou a 3ª semana de arquitetura da PUC-Rio "Ser Urbano 3". Realizou pesquisa com o prof. Khosrow Ghavani e estagiou nos escritórios de arquitetura CAMPO aud ee Mecanoo Architeten.