Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

guia de livros

Vida urbana

Vida urbana

A evolução do cotidiano da cidade brasileira

Francisco Salvador Verissímo, José Maurício Alvarez e William Seba Mallmann Bittar

Ediouro, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2001

edição em português
brochura
230 p
15,5 x 23 x 1 cm
500 g
ilustrado
preto e branco
fotos
desenhos
ISBN 85-0000-802-4

arquitetura e urbanismo (história da arquitetura, história do urbanismo, sociologia urbana)

Vida urbana

sobre o livro

Após escreverem 500 Anos da Casa no Brasil, publicado pela Ediouro em 1999, os autores Francisco Salvador Veríssimo e William Seba Mallmann Bittar se uniram a José Maurício Alvarez e partiram para um desafio ainda maior: refletir sobre a cidade. O resultado, fruto de uma longa pesquisa, pode ser conferido em Vida Urbana, obra que leva o leitor a compreender melhor a vida em comunidade e a exercer de forma mais intensa e participativa seu papel de cidadão.

A cidade é apresentada de uma forma muito original. "Ela tem qualidades compatíveis com os sortilégios, a beleza, os enigmas, a sensualidade e a generosidade presentes em uma mulher", explicam os autores. Assim como uma dançarina com seus véus, aguça os desejos e oculta com habilidade seus segredos. O leitor é convidado a participar de uma verdadeira viagem por algumas facetas das cidades brasileiras e, à sua maneira, tentar desnudar cada véu da ‘dançarina’.

Numa descrição estruturada, que permite uma leitura total ou por capítulos isolados, são apresentados relatos sobre a vida urbana e seus antecedentes, seus caminhos e praças, suas formas de controle social, seus parques e jardins, as condições de bem-estar, suas relações com o trabalho, suas formas de lazer e muito mais.

Sem abrir mão do texto sólido e fundamentado em documentos e descrições de conhecimento erudito, os autores tiveram a preocupação de utilizar uma linguagem clara e objetiva, tornando a leitura de Vida Urbana acessível não só para os acadêmicos da área, mas para o público em geral.

Para tornar a leitura ainda mais rica e agradável, foram utilizadas, além de centenas de ilustrações (fotos, desenhos e iconografia clássica), outras fontes de consulta, como obras de ficção, romances, novelas, peças teatrais e música popular brasileira.

Vida Urbana não pretende dar todas as respostas para o fenômeno multifacetado que é a cidade, pois, assim como o corpo da dançarina, as teias entrelaçadas e interdependentes da vida urbana jamais se desvendam por completo. A intenção é propiciar a reflexão sobre a cidade, cenário coletivo onde as pessoas nascem, habitam, trabalham e se divertem. E o objetivo é alcançado de forma simples e eficaz.

sobre os autores

Francisco Salvador Verissímo
Arquiteto e pintor, mestre em Memória Social e Documento pela Unirio, é professor-adjunto da UFRJ e professor universitário do Instituto Metodista Bennett e das Faculdades Integradas Silvio e Souza.

José Maurício Alvarez
José Maurício Alvarez, nascido em 1948, é Doutor em História, artista plástico e professor.

William Seba Mallmann Bittar
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e especializou-se em Didática do Ensino Superior. É professor-assistente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho, da Universidade Santa Úrsula e da UFRJ.

como citar

VERISSíMO, Francisco Salvador; ALVAREZ, José Maurício; BITTAR, William Seba Mallmann. Vida urbana . A evolução do cotidiano da cidade brasileira. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001.

comentários

revistas

jornal


© 2000–2024 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada