O classicismo arquitetônico no Recife Imperial
O classicismo arquitetônico no Recife Imperial
Alberto Souza
Editora UFPB, Fundação João Fernandes da Cunha, João Pessoa; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
224 p
15 x 22 x 1,2 cm
500 g
illustrated
B&W
fullcolor
photos
drawings
ISBN
85-237-0165-6
(história da arquitetura)
about the book
Este livro analisa um dos mais importantes segmentos da arquitetura brasileira do século XIX: o classicismo produzido no Recife entre os anos 1830 e 1890, cujo estudo global, surpreendentemente, não havia sido feito ainda por nenhum outro livro.
Apoiado em 161 ilustrações (entre desenhos e fotografias, de hoje e do passado), ele examina metodicamente mais vinte prédios públicos e mais de quarenta edificações residenciais, agrupadas segundo uma classificação tipológica definida pelo autor - o universo dos trabalhos investigados incluindo tanto edifícios que encontram-se de pé, preservados ou alterados, como obras que já sucumbiram e até mesmo um projeto que não chegou a ser executado.
Destaque é dado ao contributo dos três projetistas que mais sobressaíram na criação de tal produção: Louis Vauthier, Mamede Ferreira e Tibúrcio de Magalhães.
about the author
Alberto Souza
Alberto José de Sousa é arquiteto (UFPE), mestre (Universidade de Edimburgo), doutor (Universidade Paris I) e pós-doutor (Universidade Nova de Lisboa). Professor do DA UFPB (1983-2013), é autor de livros sobre arquitetura brasileira.