O ensino da arquitetura no Brasil Imperial
O ensino da arquitetura no Brasil Imperial
Alberto Souza
Editora UFPB, Salvador; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
104 p
15 x 20 x 0,5 cm
300 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
85-237-0312-8
(história da arquitetura, história do brasil império)
about the book
Este livro tem o duplo propósito de delinear uma visão histórico-crítica do ensino formal da arquitetura disponível no Brasil na era imperial e avaliar as prováveis repercussões que ele terá tido sobre a produção arquitetônica brasileira dessa mesma época. Ele é mais um resultado do esforço para compreender a arquitetura brasileira do Império que nos ocupou durante os últimos nove anos, do qual já resultaram dois outros livros: Arquitetura Neoclássica Brasileira: Um Reexame, e o Classicismo Arquitetônico no Recife Imperial.
Por ensino formal da arquitetura não se entenda apenas aquele que conduz à obtenção de um diploma de arquiteto - que no Brasil só começou a ser outorgado na era republicana. É sobre outras modalidades dele que iremos falar aqui, mais modestas, sem dúvida, mas que foram capazes de, no mínimo, contribuir decisivamente para capacitar seus beneficiários a projetar edifícios.
Lembremos, de qualquer maneira, que o qualificativo formal restringe o ensino em foco àquele ministrado por professores a alunos através de aulas tendo, pelo menos em parte, natureza teórica, o que deixa claro que não contemplaremos aqui aquele ensino assistemático que os profissionais transmitem, de uma forma ou de outra, aos sues auxiliares na prática do seu ofício - então um dos caminhos conducentes ao aprendizado da arte de fazer arquitetura.
Uma das modalidades de ensino que iremos abordar não tem sido devidamente considerada por certos analistas mais puristas. Trata-se do ensino arquitetônico que era apenas um segmento do currículo mais amplo da formação dos engenheiros. Mas foi ele o embasamento valioso que permitiu a inúmeros engenheiros do séc. XIX dedicarem-se à concepção de projetos de edifícios, atividade que fazia deles arquitetos de fato, ainda que normalmente eles não fossem designados como tal.
Prólogo
about the author
Alberto Souza
Alberto José de Sousa é arquiteto (UFPE), mestre (Universidade de Edimburgo), doutor (Universidade Paris I) e pós-doutor (Universidade Nova de Lisboa). Professor do DA UFPB (1983-2013), é autor de livros sobre arquitetura brasileira.