Grafismo indígena
Grafismo indígena
Lux Boelitz Vidal (Org.)
Edusp, Fapesp, Studio Nobel, São Paulo; 1ª edição, 1992
edition: português
paperback
296 p
23 x 28 x 2 cm
1200 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-85-85445-02-7; 78-85-314-0066-7
(outras sociologias específicas)
about the book
O homem ocidental tende a julgar as artes dos povos indígenas como se pertencessem à ordem estética de um Éden perdido. Dessa forma, deixa de captar, usufruir e incluir no contexto das artes contemporâneas, em pé de igualdade, manifestações estéticas de grande beleza e profundo significado humano.
Reunindo treze artigos que mostram a imensa riqueza dessas manifestações entre os índios do Brasil, "Grafismo Indígena" representa importante contribuição para a Etnologia Brasileira. Contando com a colaboração de antropólogos e especialistas no assunto, aborda tanto questões gráficas e de forma como as simbólicas e teóricas.
Neste momento em que cresce o interesse pela questão indígena no país, o livro traz importantes contribuições no campo da educação, nas questões relacionadas à preservação do meio ambiente, nas discussões sobre os direitos humanos e o respeito à diversidade étnica.
about the author
Lux Boelitz Vidal
Graduada em Arts pela Sarah Lawrence College, mestre e doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela USP. Atualmente é professora do departamento de antropologia da FFLCH USP.