Quid Tum?
Quid Tum?
O combate da arte em Leon Battista Alberti
Carlos Antônio Leite Brandão
Humanitas
Editora UFMG, Belo Horizonte; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
375 p
22,5 x 15,5 x 2,5 cm
illustrated
photos
ISBN
978-85-704-1208-9
(teoria da arquitetura, filosofia)
about the book
Este livro oferece um panorama instigante e original do pensamento de Leon Battista Alberti, filósofo, homem de letras e arquiteto, que encarnou de maneira harmônica o ideal dos humanistas do Renascimento, tendo sido também um dos grandes antecipadores do Maneirismo e do Barroco.
O autor apresenta aqui duas faces de Alberti: um lado voltado para as artes e para a construção de casas e espaços urbanos; um outro, o do filósofo que se preocupou com o drama da existência humana.
Compreender o século XV italiano através da arte é uma boa estratégia. E é através dos escritos de Leon Battista Alberti – o “protótipo do homem renascentista”, como diz Burckhardt – que pretendemos compreender a arte e a filosofia desse período.
A filosofia do Quid Tum?, ou seja, a visão do homem e do mundo, está depositada em todos os escritos albertianos. O estudo de conceitos fundamentais, como os de mímesis, historia e concinnitas, revela que a arte e a filosofia do período renascentista se originaram de um impulso ético e são instrumentos da virtú, dirigidos contra a fortuna, contra o tempo, contra a natureza humana e contra uma filosofia e uma arte desligadas do compromisso de construir uma vida boa e feliz, bene beateque vivendum. Dessa origem e desse compromisso, o estudo de Alberti retira a sua atualidade.
about the author
Carlos Antônio Leite Brandão
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Filosofia, todos pela UFMG e especialização em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. É professor associado da UFMG, pesquisador do CNPq e editor da revista Interpretar Arquitetura.