Crise das matrizes espaciais
Crise das matrizes espaciais
Arquitetura, cidades, geopolítica, tecnocultura
Fábio Duarte
Debates
Fapesp, Perspectiva, São Paulo; 1ª edição, 2002
edition: português
paperback
280 p
11 x 20 x 1,5 cm
400 g
illustrated
B&W
ISBN
85-273-0307-8
(teoria da arquitetura)
about the book
A acumulação de conhecimentos, os avanços técnicos e tecnológicos, as transformações sociais e culturais, as diferenças e as relações entre os diferentes povos do planeta demonstraram a inconsistência do pensamento único, universal, de conceitos definitivos.
Percebe-se, hoje mais do que sempre, que a construção do saber é sempre transversal e sempre relacional; não se formulam conceitos definitivos, mas princípios que se inserem numa extensa e complexa rede de conhecimentos, autônomos em si, é certo, mas evidentemente interdependentes de outros que a eles influenciam e por eles são influenciados, simultaneamente.
Em Crise das Matrizes Espaciais, Fábio Duarte analisa a noção de espaço pelos mais variados ângulos, e a insere numa estrutura matricial de conhecimento, capaz de açambarcar seu entendimento em toda a sua dimensão - física, psíquica e abstrata -, discutindo uma "crise que apenas conceitos fundamentais do mundo (como tempo ou ser - ou o espaço) podem acarretar".
about the author
Fábio Duarte
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana - PUCPR, arquiteto, doutor em Comunicações e Artes. Foi pesquisador em Planejamento e Deselvolvimento Urbano e Regional na Université Laval e em Geografia na Université Paris 1.