Projeto urbano e memória coletiva
Projeto urbano e memória coletiva
Cidade nova em Franca
Linda Saturi
Prefeitura Municipal de Franca, Franca; 1ª edição, 2000
edition: português
192 p
22 x 16 x 1,5 cm
400 g
photos
(história regional do brasil, urbanismo)
about the book
O livro "Projeto Urbano e Memória Coletiva" é resultado de pesquisa histórica que culminou no prêmio do concurso "História de Bairro" da cidade de Franca, localizada na região nordeste paulista, fronteira com Minas Gerais.
Nele é analisado o espaço projetado do Bairro Cidade Nova, considerando os princípios de planejamento, a política urbanizadora e a morfologia que configura o espaço.
A própria morfologia urbana, de início, serviu de fonte para a pesquisa. A partir de sua análise foi possível perceber o quanto inovador era, para a época, o projeto do bairro que data de 1892.
Da forma do bairro sugeriu então a indagação sobre a intencionalidade do projetista Ernesto da Silva Paranhos e sobre os fatores históricos que concorreram para sua formação. Foi possível perceber que o desenho urbano ali refletiu uma face dos ideais republicanos e a pregação do positivismo.
Era um partido urbanístico inovador para a época, pois, estava implícita a ideia de planejamento a longo prazo com paradigmas de solução higienizante. E com a diferença do que antes acontecia na maioria das cidades brasileiras, onde o desenvolvimento urbano se operava espontaneamente.
Além de abordar o espaço projetado, o livro trata também a questão pós ocupação. Por meio da memória, buscou-se compreender as relações de uso e a imagem física do bairro, como fragmentos habituais da cidade que concorrem para a memória coletiva.
Na expressão de Régis de Morais este livro representa “... Uma arqueologia de escavações muito especiais, de vez que o que se cavoucou foram as estratificações da memória de uma cidade, ora deixando que o espaço configurasse seus habitantes, ora convidando os habitantes a falarem sobre seu espaço de vida. Toda essa poética arqueológica lograda dentro de rigores metodológicos inequívocos, no que respeita ao fazimento de ciências históricas”.
about the author
Linda Saturi
Arquiteta formada pela PUC-CAMPINAS em 1984, mestre em História pela UNESP e professora de Teoria da Arquitetura Urbanismo na Universidade de Franca.