São Paulo: metrópole em trânsito
São Paulo: metrópole em trânsito
Percursos urbanos e culturais
Lúcia Helena Gama and Vladimir Sacchetta (Orgs.)
Senac São Paulo, São Paulo; 1ª edição, 2004
edition: português
hardcover
263 p
26 x 31 x 2 cm
2000 g
ISBN
85-7359-368-7
(história urbana, história regional do brasil)
about the book
São Paulo, cidade imensa que rompeu seus limites urbanos, caracteriza-se pela diversidade e pelos contrastes: sofisticação e precariedade, convivência e solidão, cidadania e vandalismo, solidariedade e descaso, oportunidade e exclusão: essas condições bipolares são típicas da megalópole e de sua gente. Aqui está o melhor da produção cultural, do consumo, do comércio, dos serviços e da informação. E o contrário, o doloroso inverso disso tudo, fruto de uma supercidade que se horizontaliza e se vercatiliza sem cessar, ao mesmo tempo que adoece de gigantismo. Dela já se disse com orgulho de ser "a cidade que mais cresce no mundo", e, com extrema preocupação, que "precisa parar de crescer". A São Paulo dos "mil povos", controvertida e transbordante de potencialidades está neste livro descrita e analisada por mais de 30 autoresm que, numa reunião temática de competências, a revelam em múltiplos aspectos. Ela surge como a metrópole em trânsito que sempre é, a trilhar percursos urbanos e culturais em permanente renovação, e mesmo em constante autofagia. Sua história quadricentenária e meia abre-se aqui para o que virá, para o possível e o desejável. É mais uma olbra de leitura indispensável que o Senac São Paulo dedica à capital, num esforço de releitura de sua história com o olhar também dirigido ao presente e ao futuro - desta vez em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.
about the author
Lúcia Helena Gama
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Sociais pela USP. Atualmente é socióloga no Centro Cultural São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Vladimir Sacchetta
Jornalista e produtor cultural. Foi chefe de pesquisa da coleção Nosso Século, da Abril Cultural, que resgatou a história contemporânea do país através de documentos visuais e textos jornalísticos.