Delfim Amorim
Delfim Amorim
Arquiteto
Djanira Oiticica (Org.)
IAB-PE, Recife; 2ª edição, 1991
edition: português
paperback
192 p
23 x 21 x 2 cm
450 g
illustrated
B&W
photos
(arquiteto e obra)
about the book
O livro Delfim Amorim – arquiteto surgiu da iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Pernambuco de registrar e documentar a produção do arquiteto luso-brasileiro, uma das principais figuras do modernismo nacional na segunda metade do século XX. Amorim, português da Póvoa de Varzim, estudou na Escola de Belas Artes do Porto, onde foi aluno e assistente do arquiteto Carlos Ramos, diretor daquela instituição, e contemporâneo de Cassiano Barbosa e Fernando Távora. Participou ativamente na renovação da arquitetura portuguesa, com obras importantes construídas na região norte de Portugal, notadamente na Póvoa de Varzim, Guimarães e Porto.
No Brasil, Amorim encontrou o campo propício para o desenvolvimento de suas ideias, já esboçadas em Portugal. Arquiteto rigoroso no trato dos problemas funcionais e construtivos, Amorim introduziu uma série de soluções arquitetônicas no repertório do construir no Nordeste brasileiro. São suas as primeiras experiências com a aplicação de telha canal sobre laje em concreto, bem como o desenvolvimento de variações sobre o tema do peitoril ventilado, e a popularização do azulejo como o material de revestimento mais adequado para o clima quente e úmido do litoral nordestino.
Profissional de sólida formação cultural, Amorim logo estabeleceu-se no centro do processo de renovação da arquitetura no Nordeste, principalmente através da ação didática no curso de arquitetura da Escola de Belas Artes do Recife. O arquiteto foi responsável pelas disciplinas de Plástica e Pequenas Composições, dos primeiros anos do curso, quando os fundamentos da composição arquitetônica eram ministrados. Diversos arquitetos nordestinos reconhecem em suas obras os traços das ideias e formas de Amorim. Suas ideias sobre o papel do arquiteto na sociedade e da própria matéria constituinte da arquitetura podem ser encontradas em uma série de palestras e artigos escritos entre as décadas de 40 e 70, muitos deles publicados pela primeira vez nessa edição.
Delfim Amorim – arquiteto é um importante documento para aqueles interessados em conhecer a diversidade e riqueza da experiência moderna brasileira e o papel que alguns arquitetos desempenharam, nas suas diversas regiões, na renovação da arquitetura nacional. Conhecer a produção deste arquiteto, nos seus pouco mais de 25 anos de atividade profissional, é uma obrigação para todo e qualquer estudioso da arquitetura luso-brasileira.
about the author
Djanira Oiticica