Qualidade de vida urbana na Amazônia
Qualidade de vida urbana na Amazônia
Os casos de Marapanim e Vila dos Cabanos
Antônio José Lamarão Corrêa and Helena Lúcia Zagury Tourinho
Série Relatórios de pesquisa
Unama, São Paulo; 1ª edição, 2001
edition: português
236 p
16 x 22 x 1 cm
400 g
ISBN
978-85-867-8322-7
(história urbana)
about the book
Milénio da Cidade. Este seria um epitáfio adequado ao milênio que passou, já que ele foi todo marcado pela urbanização, mormente nos últimos 250 anos. Nem a Amazônia, conhecida pela exuberância dos seus ecossistemas selvagens, é exceção: cerca de 70% de sua população, segundo o 1BGE, vivência a virada de milênio morando em cidades.
Nesse contexto, o planejamento urbano foi depositário de grandes esperanças para a melhoria da qualidade de vida nas urbes. Porém, seus resultados ficaram aquém do muito que se esperava, sem negar os grandes progressos teóricos e práticos alcançados. O tecnicismo messiânico de Le Corbusier e da Carta de Atenas deu lugar ao pragmatismo crítico de Jane Jacobs em Morte e Vida de Grandes Cidades. Atualmente, o debate sobre os rumos dessa forma de intervenção encontra-se em plena efervescência.
A Amazônia já conta com um acervo razoável de realizações no campo do planejamento urbano, com realce para as experiências em grandes cidades e nas company towns implantadas na região. Contudo, a reflexão sobre o assunto ainda é escassa.
O presente trabalho constitui, assim, valiosa contribuição ao tema, particularmente sobre as company towns. Com uma metodologia inovadora em âmbito local, a avaliação pós ocupação, compara a qualidade de vida em duas cidades de portes semelhantes, uma planejada, Vila dos Cabanos (núcleo de apoio ao complexo Albrás-Alunorte), e outra espontânea, Marapanim.
Do confronto entre essas duas lógicas de estruturação do espaço urbano: uma, com base em parâmetros técnicos e de longo prazo; outra, através de micro-decisões imediatistas e localizadas, qual delas resultará numa qualidade de vida mais favorável? Somos tentados a responder que é a lógica técnica. O trabalho mostra, com riqueza de detalhes, que a resposta é tão simples assim.
Este relatório, desenvolvido no âmbito do Centro de Ciências Exatas e Naturais da UNAMA, constitui a primeira publicação do Núcleo de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da UNAMA, que tem a questão urbana na Amazônia como seu objeto central de estudo.
about the authors
Antônio José Lamarão Corrêa
Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA, é professor e pesquisador da Universidade da Amazônia.
Helena Lúcia Zagury Tourinho
Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA e doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Professora e pesquisadora da Universidade da Amazônia.