O mistério do Ministério
O mistério do Ministério
Pierre Bourdieu e a política democrática
Loic Wacquant (Org.)
Revan, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2005
edition: português
paperback
232 p
16 x 23 x 1 cm
500 g
ISBN
85-7106-314-1
(sociologia urbana, políticas públicas)
about the book
Uma das maiores expressões do pensamento político e sociológico moderno na França, seu país natal, e em todo o mundo, Pierre Bourdieu teve seu trabalho interrompido em janeiro de 2002, com seu falecimento ainda na plenitude de sua criatividade intelectual. Este livro é uma memória que expõe sua obra e lhe presta homenagem.
Loïc Wacquant reuniu um grupo de notáveis discípulos e amigos de Bourdieu e com textos seus e deles – e textos do próprio Bourdieu – organizou uma coletânea que explora o pensamento de Bourdieu em seus vários e ricos filões, proporcionando ao leitor a oportunidade de conhecer o conjunto da produção intelectual e da atividade político-social desse extraordinário pensador e homem público.
Nele se mostram as variadas, múltiplas e fecundas facetas da atividade Bourdieu. Seu trabalho de pesquisador infatigável, que fundamentou intuições brilhantes sobre a reprodução da classe dominante nas diversas esferas do poder, tanto o poder de Estado quanto o poder institucional e empresarial na esfera privada. Seu conceito de poder simbólico, ao qual encheu de novo e fértil significado. Seu conceito de Nobreza do Estado, no qual fundou uma bonita engenharia de construção social. Sua atividade de instigador e agitador cultural, no sentido de recuperar para a intelectualidade um papel significativo na luta por um mundo melhor.
Franck Poupeau, Thierry Discepolo, Olivier Christin, Patrick Champagne e Gil Eyal, todos professores e autores conhecidos e respeitados no círculo intelectual europeu-estadunidense, são os co-autores, juntamente com Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant, dos textos que compõem este livro.
about the author
Loic Wacquant
Professor de Sociologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, e pesquisador no Centro de Sociologia do Collège de France, em Paris. É autor de mais de cem artigos e livros publicados e traduzidos em seis línguas.