Uma viagem pessoal pelo cinema americano
Uma viagem pessoal pelo cinema americano
Martin Scorsese and Michael Henry Wilson
Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2004
translator: José Geraldo Couto
edition: português
paperback
224 p
27 x 21 x 2 cm
1100 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
85-750-3370-0
(cinema)
about the book
Roteiro da série que o diretor norte-americano Martin Scorsese (1942) idealizou a convite do British Film Institute de Londres, em 1995, para comemorar o centenário do cinema. A série foi exibida em cadeias públicas de TV de todo o mundo.
O livro traduz tanto suas experiências de espectador como sua longa carreira de cineasta, entre pressões dos grandes estúdios e seus próprios anseios artísticos. Para Scorsese, os velhos mestres de Hollywood, como John Ford e Vincente Minelli, continuam inspirando caminhos. Ele exemplifica sua tese com análises pontuais de sequências antológicas de dezenas de clássicos de seu país. Examinando a figura do diretor como um "contador de histórias", Scorsese investiga a gênese do faroeste, do filme de gângster e do musical, dividindo seus colegas de profissão entre "ilusionistas", "contrabandistas" e "iconoclastas".
Enriquecido com mais de uma centena de imagens imortais, este "livro-aula" é título de consulta obrigatória para cinéfilos e estudantes de cinema.
about the authors
Martin Scorsese
Cineasta americano. Dirigiu os filmes “Caminhos perigosos”, “Taxi drive”, “Touro indomável”, “A cor do dinheiro”,” A última tentação de Cristo”, “Os bons companheiros”, “Cassino”, “Gangues de Nova York” e “O aviador”.
Michael Henry Wilson
Historiador e jornalista, escreveu roteiros de filmes como Knndun (1997) e Investigasting Sex (2001).