Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Bagno Vignoni, Toscana, Itália. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Balneário Camboriú é uma cidade turística conhecida por suas praias extensas e seus arranha-céus, que estão entre os mais altos da América Latina. Destaca-se, porém, a infraestrutura rica em acessibilidade urbana, lazer, segurança e paisagismo.

english
Balneário Camboriú is a tourist town known for its long beaches and skyscrapers, which are among the tallest in Latin America. However, the infrastructure rich in urban accessibility, leisure, safety and landscaping stands out.

español
Balneário Camboriú es una ciudad turística conocida por sus largas playas y rascacielos, que se encuentran entre los más altos de América Latina. Sin embargo, destaca la infraestructura rica en accesibilidad urbana, ocio, seguridad y paisajismo.


how to quote

ALMEIDA, Karla Carvalho de; SOUZA, Rosiane de Oliveira. Balneário: cidade para pessoas. Arquiteturismo, São Paulo, ano 16, n. 182.01, Vitruvius, maio 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/16.182/8717>.


Balneário Camboriú

A capital Catarinense do turismo impressiona por unir elementos naturais com ótimos exemplos de projetos urbanísticos a visitar. Situada a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis, capital do estado, Balneário Camboriú é mundialmente conhecida pela vida noturna, inovação imobiliária e belas praias.

Mapa impresso dos pontos turísticos recebido no Aeroporto de Navegantes
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Considerada por muitos como uma Dubai brasileira, não cessa as inovações no âmbito da arquitetura: além de possuir inúmeros prédios altos, atualmente encontra-se em fase final de execução aquele que será o maior edifício da América Latina, com 81 andares. O YatchHouse Residence Club já chama a atenção por seu tamanho, materiais inovadores utilizados e personalidades que residirão no local.

Residencial Yachthouse Club em fase de execução no centro da imagem, vista do Molhe Sul
Foto Rosiane Oliveira, 2018

É uma cidade voltada para o turismo e esbanja uma boa gestão em relação a fiscalização geral e segurança. É possível presenciar a ausência de resíduos no chão, além do grande respeito no trânsito e a segurança que permite estar na rua em qualquer horário sem receio. Possui acessibilidade em suas vias, ciclovia que se estende por quase toda a cidade, grande quantidade de calçadões, galerias culturais e praças. Tudo isso demonstra a preocupação em se manter como uma cidade projetada para pessoas.

Uma das praças da cidade
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Um dos playgrounds públicos da cidade
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Bicicletário, paisagismo e acessibilidade
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Com quase 7 quilômetros de extensão, a Praia Central agrada a todos os públicos; a orla, contornada pelo amplo calçadão, possui restaurantes e quiosques à beira-mar, além de equipamentos para permanência e esportes culturais da região. Ali está o mais tradicional cartão postal da cidade, a ilha das Cabras, que pode ser avistada de qualquer ponto da praia durante o dia e à noite, quando recebe iluminação.

Ilha das Cabras vista da Praia Central
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Projetado para conectar a Barra Sul à Praia de Laranjeiras através dos bondinhos aéreos, o parque Unipraias possui três estações com diferentes atrações: o trenó de montanha, que se estende por uma trilha em meio à mata, com descida até a Estação Laranjeiras através de bondinho ou de ziprider - uma espécie de tirolesa radical que desce em meio à vegetação nativa local. Ainda conta com atrações para crianças, trilhas, lojas e um Mirante de tirar o fôlego.

Praia Central e Molhe da Barra Sul vistos de dentro do bondinho Unipraias
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Praia de Laranjeiras vista de dentro do bondinho Unipraias
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Praia Central e Molhe da Barra Sul vistos de um dos mirantes Unipraias
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Unipraias estação Mata Atlântica
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, um show de luzes e cores pode ser visto à noite em qualquer ponto da área central. Com 33 metros de altura, o Cristo Luz tem no braço esquerdo uma fonte de luz que simboliza o sol, que emite luzes coloridas sob a cidade e abençoa os moradores e turistas. Aos pés do Cristo Luz, existem dois mirantes que proporcionam uma bela vista da cidade e do mar da Praia Central.

Cristo Luz visto da cidade
Foto Rosiane Oliveira, 2018

No canto Sul da Praia Central, O molhe de 452 metros de comprimento proporciona uma das mais belas vistas de Balneário Camboriú. No início do quebra-mar, há um playground que atrai famílias com crianças e a noite é ideal para apreciar o visual da orla e da Ilha das Cabras iluminada.

Molhe da Barra Sul
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Aproximadamente 100 metros acima do nível do mar, a área de encosta do Morro do Careca fica no limite de Balneário Camboriú com Itajaí, proporcionando a visão em 180 graus da Praia Central e da Praia Brava. O local é o ponto de partida para voos de parapente, que são comercializados por profissionais certificados e o acesso ao morro se dá pela estrada da rainha na praia dos amores.

Morro do careca
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Situado às margens da BR 101, o Zoológico Cyro Gevaerd abriga aproximadamente 1200 animais divididos entre mamíferos, aves e répteis que encantam crianças e adultos. O local é cercado por vegetação nativa da região que proporciona aos visitantes a experiência de estar no habitat natural da grande parte das espécies que moram ali.

Zoo Cyro Gevaerd
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Uma possibilidade de conhecer a orla da praia central por um ângulo diferente é proporcionada pelas escunas, com embarque na Barra Sul, a bordo acontecem encenações que simulam a vida de piratas maquiavélicos, enquanto a escuna contorna a ilha das Cabras em direção à Praia de Laranjeiras, onde se tem opção de desembarcar ou continuar no barco para voltar.

Escuna
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Balneário Camboriú é um convite aos esportistas, de bicicleta, a pé, com braçadas ou remadas, a praia central e sua orla são playgrounds para praticantes de esportes ao ar livre. No Pontal Norte, a academia pública serve gratuitamente à população e é um Mirante para a região. Além disso, a cidade faz parte do circuito de cicloturismo Costa Verde e Mar, proporcionando a possibilidade de conhecer de bicicleta a beleza e a tranquilidade de 11 municípios e é o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil que abrange o litoral mesclando com trechos do interior.

Academia pública
Foto Rosiane Oliveira, 2018

Todos os anos a cidade é completamente transformada em ocasiões especiais, com uso de decorações significativas. No Natal, por exemplo, cria-se um corredor de ornamentos onde é possível entrar e se sentir parte dos itens decorativos.

A visita das autoras aconteceu no ano de 2018 e, após esta data, a cidade passou por diversas inovações. Atualmente possui, além dos pontos turísticos citados, o molhe da barra Norte, a roda gigante, também na porção Norte da praia Central, o Oceanic Aquarium, com cerca de 100 espécies subaquáticas e mais recentemente está passando por uma grande obra, onde a largura da faixa de areia da praia será aumentada de 25 para 75 metros.

A cidade é um belo atrativo para todos os públicos, principalmente para arquitetos e urbanistas; é um local que reúne grandes edificações, com estilos diversificados, projetos urbanos como muitos urbanistas almejam executar, além de paisagismo exuberante e aplicação de acessibilidade urbana.

sobre as autoras

Karla Carvalho de Almeida é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2020), e pós-graduanda em Arquitetura da Paisagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Rosiane de Oliveira Souza é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2021) e técnica em Design de Móveis pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFET, 2013).

comments

182.01 cidade turística
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

182

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided