Balneário Camboriú
A capital Catarinense do turismo impressiona por unir elementos naturais com ótimos exemplos de projetos urbanísticos a visitar. Situada a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis, capital do estado, Balneário Camboriú é mundialmente conhecida pela vida noturna, inovação imobiliária e belas praias.
Considerada por muitos como uma Dubai brasileira, não cessa as inovações no âmbito da arquitetura: além de possuir inúmeros prédios altos, atualmente encontra-se em fase final de execução aquele que será o maior edifício da América Latina, com 81 andares. O YatchHouse Residence Club já chama a atenção por seu tamanho, materiais inovadores utilizados e personalidades que residirão no local.
É uma cidade voltada para o turismo e esbanja uma boa gestão em relação a fiscalização geral e segurança. É possível presenciar a ausência de resíduos no chão, além do grande respeito no trânsito e a segurança que permite estar na rua em qualquer horário sem receio. Possui acessibilidade em suas vias, ciclovia que se estende por quase toda a cidade, grande quantidade de calçadões, galerias culturais e praças. Tudo isso demonstra a preocupação em se manter como uma cidade projetada para pessoas.
Com quase 7 quilômetros de extensão, a Praia Central agrada a todos os públicos; a orla, contornada pelo amplo calçadão, possui restaurantes e quiosques à beira-mar, além de equipamentos para permanência e esportes culturais da região. Ali está o mais tradicional cartão postal da cidade, a ilha das Cabras, que pode ser avistada de qualquer ponto da praia durante o dia e à noite, quando recebe iluminação.
Projetado para conectar a Barra Sul à Praia de Laranjeiras através dos bondinhos aéreos, o parque Unipraias possui três estações com diferentes atrações: o trenó de montanha, que se estende por uma trilha em meio à mata, com descida até a Estação Laranjeiras através de bondinho ou de ziprider - uma espécie de tirolesa radical que desce em meio à vegetação nativa local. Ainda conta com atrações para crianças, trilhas, lojas e um Mirante de tirar o fôlego.
Em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, um show de luzes e cores pode ser visto à noite em qualquer ponto da área central. Com 33 metros de altura, o Cristo Luz tem no braço esquerdo uma fonte de luz que simboliza o sol, que emite luzes coloridas sob a cidade e abençoa os moradores e turistas. Aos pés do Cristo Luz, existem dois mirantes que proporcionam uma bela vista da cidade e do mar da Praia Central.
No canto Sul da Praia Central, O molhe de 452 metros de comprimento proporciona uma das mais belas vistas de Balneário Camboriú. No início do quebra-mar, há um playground que atrai famílias com crianças e a noite é ideal para apreciar o visual da orla e da Ilha das Cabras iluminada.
Aproximadamente 100 metros acima do nível do mar, a área de encosta do Morro do Careca fica no limite de Balneário Camboriú com Itajaí, proporcionando a visão em 180 graus da Praia Central e da Praia Brava. O local é o ponto de partida para voos de parapente, que são comercializados por profissionais certificados e o acesso ao morro se dá pela estrada da rainha na praia dos amores.
Situado às margens da BR 101, o Zoológico Cyro Gevaerd abriga aproximadamente 1200 animais divididos entre mamíferos, aves e répteis que encantam crianças e adultos. O local é cercado por vegetação nativa da região que proporciona aos visitantes a experiência de estar no habitat natural da grande parte das espécies que moram ali.
Uma possibilidade de conhecer a orla da praia central por um ângulo diferente é proporcionada pelas escunas, com embarque na Barra Sul, a bordo acontecem encenações que simulam a vida de piratas maquiavélicos, enquanto a escuna contorna a ilha das Cabras em direção à Praia de Laranjeiras, onde se tem opção de desembarcar ou continuar no barco para voltar.
Balneário Camboriú é um convite aos esportistas, de bicicleta, a pé, com braçadas ou remadas, a praia central e sua orla são playgrounds para praticantes de esportes ao ar livre. No Pontal Norte, a academia pública serve gratuitamente à população e é um Mirante para a região. Além disso, a cidade faz parte do circuito de cicloturismo Costa Verde e Mar, proporcionando a possibilidade de conhecer de bicicleta a beleza e a tranquilidade de 11 municípios e é o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil que abrange o litoral mesclando com trechos do interior.
Todos os anos a cidade é completamente transformada em ocasiões especiais, com uso de decorações significativas. No Natal, por exemplo, cria-se um corredor de ornamentos onde é possível entrar e se sentir parte dos itens decorativos.
A visita das autoras aconteceu no ano de 2018 e, após esta data, a cidade passou por diversas inovações. Atualmente possui, além dos pontos turísticos citados, o molhe da barra Norte, a roda gigante, também na porção Norte da praia Central, o Oceanic Aquarium, com cerca de 100 espécies subaquáticas e mais recentemente está passando por uma grande obra, onde a largura da faixa de areia da praia será aumentada de 25 para 75 metros.
A cidade é um belo atrativo para todos os públicos, principalmente para arquitetos e urbanistas; é um local que reúne grandes edificações, com estilos diversificados, projetos urbanos como muitos urbanistas almejam executar, além de paisagismo exuberante e aplicação de acessibilidade urbana.
sobre as autoras
Karla Carvalho de Almeida é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2020), e pós-graduanda em Arquitetura da Paisagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
Rosiane de Oliveira Souza é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2021) e técnica em Design de Móveis pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFET, 2013).