Nas andanças por Roma sempre atualizo as montagens das ruas da cidade. A Piazza della Rotonda ou do Pantheon e as duas mais belas do estilo rococó, a de Sant'Ignazio e a de Espanha.
O Pantheon della Rotonda, templo de todos os deuses do império, foi construído originalmente durante o governo do imperador Augusto (27aC-14aC) por ordem do cônsul Marcus Agrippa e reconstruído pelo imperador Adriano em 126 DC com reformas sucessivas ao longo do império.
A Fontana del Pantheon, bem como a interligação do aqueduto Aqua Virgo, foi executada por Giacomo della Porta em 1570, assim como outras oito fontes, incluindo duas na Piazza Navona. O obelisco egípcio (Ramsés II) foi acrescentado em 1711 por Felippo Barigioni.
A praça cenográfica rococó do arquiteto Filippo Raguzzini – a Piazza di Sant’ignazio – foi construída em 1728 para valorizar a igreja de Sant’Ignazio dos jesuítas.
A Scalinata, projetada por Francesco de Sanctis em 1720, transformou a Piazza di Spagna na mais bela praça rococó da cidade. Foi terminada pelo arquiteto Raguzzini, responsável pela Piazza di Sant’Ignazio.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).