Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Parc Guell, Barcelona, Espanha. Arquiteto Antoni Gaudí. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Victor Hugo Mori usa sua técnica pessoal de fotomontagem para registrar excepcionais espaços públicos de Roma, a capital italiana.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Os espaços públicos de Roma. Atualizando as fotomontagens. Arquiteturismo, São Paulo, ano 16, n. 186.01, Vitruvius, set. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/16.186/8806>.


Nas andanças por Roma sempre atualizo as montagens das ruas da cidade. A Piazza della Rotonda ou do Pantheon e as duas mais belas do estilo rococó, a de Sant'Ignazio e a de Espanha.

O Pantheon della Rotonda, templo de todos os deuses do império, foi construído originalmente durante o governo do imperador Augusto (27aC-14aC) por ordem do cônsul Marcus Agrippa e reconstruído pelo imperador Adriano em 126 DC com reformas sucessivas ao longo do império.

A Fontana del Pantheon, bem como a interligação do aqueduto Aqua Virgo, foi executada por Giacomo della Porta em 1570, assim como outras oito fontes, incluindo duas na Piazza Navona. O obelisco egípcio (Ramsés II) foi acrescentado em 1711 por Felippo Barigioni.

A praça cenográfica rococó do arquiteto Filippo Raguzzini – a Piazza di Sant’ignazio – foi construída em 1728 para valorizar a igreja de Sant’Ignazio dos jesuítas.

A Scalinata, projetada por Francesco de Sanctis em 1720, transformou a Piazza di Spagna na mais bela praça rococó da cidade. Foi terminada pelo arquiteto Raguzzini, responsável pela Piazza di Sant’Ignazio.

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

186.01 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

186

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided