Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Residência Olivo Gomes, São José dos Campos SP. Arquiteto Rino Levi. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A intervenção exemplar de preservação do patrimônio realizada pelo poder público em Bolonha é exemplar, como nos mostram as fotos de Victor Hugo Mori.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Casa de Ibiúna, Ibiúna SP, 1964. A obra com peças de demolição, de Carlos Lemos. Arquiteturismo, São Paulo, ano 16, n. 187.01, Vitruvius, out. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/16.187/8805>.


A casa ficou pronta no carnaval de 1964, pouco antes do golpe militar.

O condomínio Mirim-Açu junto a Represa de Ibiúna SP, foi projetado pelo Carlos Lemos no início dos anos 1960, com os lotes adquiridos por amigos e professores da USP. Sem muitos recursos, o grupo começou a adquirir e armazenar materiais de demolição.

As casas foram sendo construídas conforme a disponibilidade financeira dos proprietários e o Lemos ia projetando e construindo as casas com materiais simples utilizando-se de peças de demolição (caixilhos, portas, gradis, escadas, vitrais etc.), como o desenho de algumas portas com restos dos vitrais provenientes da demolição do Parque Balneário de Santos e assim por diante. Tudo com mão de obra local.

O resultado foi um conjunto de residências de um único autor, com casas de diversas tipologias e tamanhos, com o mesmo espírito de simplicidade com colagens criativas de elementos dos séculos 18, 19 e 20. Os desenhos dos fogões à lenha são famosos. O condomínio Mirim-Açu foi apelidado de “República de Ibiúna” na época do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Casa de Ibiúna, Toninho Sarasá e Carlos Lemos na sala de estar, 1964. Arquiteto Carlos Lemos
Foto Victor Hugo Mori, dez. 2005

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

187.01 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

187

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided