Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Lago das Ninfeias na residência de Claude Monet em Giverny. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A intervenção exemplar de preservação do patrimônio realizada pelo poder público em Bolonha é exemplar, como nos mostram as fotos de Victor Hugo Mori.


how to quote

MORI, Victor Hugo. O bairro de San Leonardo e o plano urbanístico de Bolonha. Arquiteturismo, São Paulo, ano 16, n. 188.01, Vitruvius, nov. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/16.188/8804>.


Em 1981 o Condephaat e o IAB promoveram o curso sobre Patrimônio Urbanístico no auditório do prédio da Bienal com o arquiteto italiano Pier Luigi Cervellati, onde tive o privilégio de ser aluno. O curso centrou foco no projeto coordenado por Cervellati em 1969 – Piano urbanístico di salvaguardia, restauro e risanamento del centro storico – e o PEEP – Piano per l’Edilizia Economica e Popolare.

O professor Ulpiano Menezes já se manifestou afirmando que os cursos de 1974 na FAU USP, com a presença de Varine-de-Bohan, e o de 1981, com Pier Luigi Cervellati, foram os responsáveis por revolucionar o que até então se pensava sobre a preservação do patrimônio. Pela primeira vez no Brasil surgiu o conceito de proteção do patrimônio urbano e conservação social.

Via dei Bibiena, bairro de São Leonardo, Bolonha, Itália
Foto Victor Hugo Mori

A continuidade governamental de Bolonha, administrada por décadas pelo Partido Comunista, permitiu a implementação do plano com ênfase na habitação popular no interior do centro histórico, com ampla participação dos moradores. Outra inovação introduzida por Cervellati e Leonardo Benevolo foi a aplicação do conceito de tipologia arquitetônica, então empregado como instrumento analítico, como critério de restauro ou ripristino tipológico. As intervenções se iniciaram nos bairros de San Leonardo e Solferino.

Estive logo a seguir em Bolonha para conhecer a área de San Leonardo. Passados quarenta anos, retornei recentemente a Bolonha para rever a localidade. Os edifícios restaurados e os novos reconstruídos “tipologicamente” nos vazios urbanos estão mimetizados. Quase não se percebe as diferenças sutis dos poucos elementos decorativos simplificados em concreto pré-fabricado. O envelhecimento natural dos edifícios homogeneizou o conjunto urbanístico, que era o objetivo do critério tipológico.

Via dell'Unione, bairro de São Leonardo, Bolonha, Itália
Foto Victor Hugo Mori

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

188.01 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

188

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided