Iniciada em 1390 em estilo gótico. A fachada foi projetada por Domenico da Varignana e iniciada em 1538 e nunca chegou a ser concluída. O portal principal é obra de Jacobo della Quercia.
A Capela Bolognini, a mais antiga da basílica, também conhecido por Reis Magos, foi projetada em 1400, com altar tríptico de madeira pintados por Jacopo di Paolo e afrescos da vida de San Petronio, tendo no lado direito o afresco dos Reis Magos e na parede lateral esquerda o polêmico Juízo final (1408-1420), de autoria de Giovanni da Modena, seis décadas após a tomada de Constantinopla pelos muçulmanos (1453) e o fim da hegemonia cristã no Império Bizantino.
Houve duas tentativas de ataque terrorista em 2002 e 2006 devido a pintura monumental do Juízo final de Giovanni da Modena, que reinterpretou o inferno de Dante com o profeta Maomé no inferno sendo devorado por demônios. A visitação à Capela Bolognini é restrita, com ingresso pago e proibição de filmagens e fotos. Fotografar muitas imagens para elaborar montagens é sempre um desafio.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).