Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Claude Monet, <i>Ninféias</i>, Museum of Modern Art – MoMA, Nova York. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Na Basílica di San Petronio em Bolonha se encontra um polêmico afresco pintado por Giovanni da Modena, onde uma imagem de Maomé é devorada por demônios.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Basílica di San Petronio e o afresco monumental do juízo final. Arquiteturismo, São Paulo, ano 16, n. 189.01, Vitruvius, nov. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/16.189/8803>.


Iniciada em 1390 em estilo gótico. A fachada foi projetada por Domenico da Varignana e iniciada em 1538 e nunca chegou a ser concluída. O portal principal é obra de Jacobo della Quercia.

A Capela Bolognini, a mais antiga da basílica, também conhecido por Reis Magos, foi projetada em 1400, com altar tríptico de madeira pintados por Jacopo di Paolo e afrescos da vida de San Petronio, tendo no lado direito o afresco dos Reis Magos e na parede lateral esquerda o polêmico Juízo final (1408-1420), de autoria de Giovanni da Modena, seis décadas após a tomada de Constantinopla pelos muçulmanos (1453) e o fim da hegemonia cristã no Império Bizantino.

Houve duas tentativas de ataque terrorista em 2002 e 2006 devido a pintura monumental do Juízo final de Giovanni da Modena, que reinterpretou o inferno de Dante com o profeta Maomé no inferno sendo devorado por demônios. A visitação à Capela Bolognini é restrita, com ingresso pago e proibição de filmagens e fotos. Fotografar muitas imagens para elaborar montagens é sempre um desafio.

Afresco Juízo final, Giovanni da Modena, Basílica di San Petronio, Bolonha, Itália
Foto Victor Hugo Mori

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

189.01 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

189

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided