Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Exposição em São Paulo apresenta um conjunto de fotografias feitas por Mário de Andrade em suas viagens pelo Brasil, documentando o homem, a paisagem, a arquitetura e a cultura dos locais visitados.

how to quote

FIRMO, Adrienne. Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta. Drops, São Paulo, ano 13, n. 066.09, Vitruvius, mar. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.066/4698>.



A cultura e a gente nacionais foram os interesses maiores do intelectual brasileiro Mário de Andrade, que, por suas viagens etnográficas, tornou-se conhecido pelo epíteto autoatribuído de Turista Aprendiz.

Em 1927, o poeta e fotógrafo percorreu o Norte do país, no que descreveu como “Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega”, durante o trajeto, fez registros fotográficos e escritos sobre a região.

O conjunto das fotografias representa o homem, a paisagem, arquitetura e cultura dos locais visitados, nele, contudo, é possível destacar aquelas voltadas para o universo do trabalho e do trabalhador distantes dos grandes centros urbanos do período, a saber, São Paulo e Rio de Janeiro, servindo como instrumento de conhecimento para os modos de vida e trabalho de então nos interiores do país.

As fotografias demonstram também o empenho do escritor em transmitir, por meio de elementos plásticos, aquilo que é retratado, fundindo a informação ao valor artístico, além de registrar cada imagem com títulos e legendas que as expliquem ou esclareçam, aliando, dessa forma, a ação do turista-etnógrafo à do fotógrafo-poeta.

Nesta exposição, estes títulos e legendas são apresentados em etiquetas identificatórias, tendo sido reproduzidos conforme a grafia e paragrafação das inscrições de Mário de Andrade no verso das ampliações originais, além das anotações sobre local, data e dados técnicos da captura da imagem, como iluminação, hora e abertura do diafragma.

As ampliações de época, em preto e branco ou viragem sépia, foram realizadas em suporte de dimensões que variam de 3,7 x 6,1 cm a 12,0 x 16,7 cm. Para a presente mostra, foram realizadas novas ampliações a partir do registro digital das originais, que foram tratadas uniformemente em preto e branco com dimensões de 20,0 x 30,0 cm e 30,0 x 40 cm.

Além das fotografias realizadas na viagem ao Norte do país, foram selecionadas algumas realizadas no Nordeste e uma no interior de São Paulo, datadas de 1927 a 1929.

As 60 fotos expostas apresentam dois aspectos de interesse cultural: o trabalho e o registro de suas práticas – unificados na imagem formulada pela pesquisa etnográfica e artística de Mario de Andrade, documentação esta fundamental para o conhecimento de parte importante das práticas e do viver da nação nos inícios do século XX.

nota

NE
Texto curatorial da exposição Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta.

sobre a autora

Adrienne Firmo é a curadora da exposição Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta, Caixa Cultural São Paulo, de 23 de março a 5 de maio de 2013.

Baía, 1927
Foto Mário de Andrade [Acervo IEB USP]

Abrolhos, 1927
Foto Mário de Andrade [Acervo IEB USP]

Tuiuiú, 1927
Foto Mário de Andrade [Acervo IEB USP]

 

comments

066.09 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

066

066.01 exposição

Arquitetura para todos

Marcelo Ferraz and André Vainer

066.02 exposição

Busca-me

Fotografias de Boris Kossoy

Diógenes Moura

066.03 homenagem

Roberto Segre, 1934-2013

Sérgio Magalhães

066.04 exposição

A maquete do Solar do Unhão e a Bahia de Lina Bo Bardi

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

066.05 cinema

Amor de Thanatos

Helena Guerra

066.06 planejamento

O acidente na Imigrantes

Álvaro Rodrigues dos Santos

066.07 inauguração

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Projeto arquitetônico de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb

Abilio Guerra

066.08 homenagem

Roberto Segre

Turim, Itália, 1934 - Niterói, Brasil, 2013

Ramón Gutiérrez

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided