Deixei de assinar TV a cabo há muito tempo, depois que, irritada, consultava dezenas de canais e nada via de bom. Pedi a um técnico que instalasse uma antena ou o que fosse para pegar apenas os canais abertos (que não vejo, mas, sabe-se lá).
O técnico comprou uma antena e ficou algumas horas em minha casa sem nada resolver.
Hoje chegou aqui um discreto técnico, que penou, pois o controle remoto da TV está quebrado, é difícil e trabalhoso o acesso a caixas de eletricidade e sei lá mais o quê.
Ficou lá testando, até que... pegou um arame, forrou com não sei o quê e fabricou uma anteninha discretíssima que deixou minha TV com acesso aos canais abertos. Tipo professor Pardal, tranquilo, hábil e com grande desconfiança de certos aparatos – com a tal antena que o técnico anterior não conseguiu instalar.
Me pergunto se esses saberes estão sendo todos perdidos. Se esta engenhosidade tem lugar e é valorizada. Se certos saberes práticos, capazes de driblar a falsa perfeição do universo tech, sobreviverão.
sobre a autora
Ethel Leon é pesquisadora e professora na área de história do design brasileiro, e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – primeira escola de design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.