Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A crítica e historiadora do design Ethel Leon comenta a quase extinção dos saberes práticos da vida.

how to quote

LEON, Ethel. Gambiarra para quem precisa. Drops, São Paulo, ano 23, n. 178.03, Vitruvius, jul. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.178/8481>.


Série Gambiarras, de Cao Guimarães
Foto divulgação


Deixei de assinar TV a cabo há muito tempo, depois que, irritada, consultava dezenas de canais e nada via de bom. Pedi a um técnico que instalasse uma antena ou o que fosse para pegar apenas os canais abertos (que não vejo, mas, sabe-se lá).

O técnico comprou uma antena e ficou algumas horas em minha casa sem nada resolver.

Hoje chegou aqui um discreto técnico, que penou, pois o controle remoto da TV está quebrado, é difícil e trabalhoso o acesso a caixas de eletricidade e sei lá mais o quê.

Ficou lá testando, até que... pegou um arame, forrou com não sei o quê e fabricou uma anteninha discretíssima que deixou minha TV com acesso aos canais abertos. Tipo professor Pardal, tranquilo, hábil e com grande desconfiança de certos aparatos – com a tal antena que o técnico anterior não conseguiu instalar.

Me pergunto se esses saberes estão sendo todos perdidos. Se esta engenhosidade tem lugar e é valorizada. Se certos saberes práticos, capazes de driblar a falsa perfeição do universo tech, sobreviverão.

sobre a autora

Ethel Leon é pesquisadora e professora na área de história do design brasileiro, e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – primeira escola de design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided