Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Pela importância do Patrimônio Cultural para cidades inclusivas e sustentáveis e como indicador para uma posição projetiva na construção da nação, o autor questiona: onde está o Patrimônio Cultural na pauta das eleições gerais 2022?

english
Due to the importance of cultural heritage for inclusive and sustainable cities and as an indicator for a projective position in the construction of the nation, the author asks: where is Cultural Heritage on the agenda of the 2022 general elections?

español
Debido a la importancia del Patrimonio Cultural para las ciudades inclusivas y sostenibles y como indicador de una posición proyectiva en la construcción de nación, el autor se pregunta: ¿Dónde está el Patrimonio Cultural en las elecciones de 2022?

how to quote

FARACO, André Frota Contreras. Patrimônio cultural. Onde está o tema na pauta das eleições gerais 2022? Drops, São Paulo, ano 23, n. 181.02, Vitruvius, out. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.181/8664>.


Aloísio Magalhães (1927-1982) em seu estúdio de design
Foto divulgação [Acervo Aloísio Magalhães]


A Organização das Nações Unidas – ONU elaborou Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que toda a população mundial possa desfrutar de paz e de prosperidade até 2030. Um dos ODS é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Por isso, estabeleceu como meta fortalecer os esforços para proteger e salvaguardar o Patrimônio Cultural do mundo, uma vez que os bens culturais são portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade, e representam os nossos modos de criar, fazer e viver ao longo da nossa trajetória. Portanto, preservar o Patrimônio Cultural não é preservar somente objetos, mas a nossa própria cultura.

Isso não é novo: na década de 1970, o visionário Aloísio Magalhães (1927-1982) já defendia que no processo de desenvolvimento da nação, é necessário aferir constantemente os valores do passado – e é com isso que se obtém os indicadores para a construção de uma posição projetiva. Defendia que o processo civilizatório é acumulativo: o que constrói a nação é a soma dos gestos, dos comportamentos, das atitudes, dos feitos, das realizações que envolvem todos os seres na integração com o espaço que lhe é destinado.

Os Artigos 215 e 216 da Constituição Federal asseguram o dever do Poder Público – que é o conjunto dos órgãos com autoridade para realizar os trabalhos do Estado – na preservação do Patrimônio Cultural. Então, onde está o Patrimônio Cultural na pauta das Eleições Gerais 2022? Quais são as propostas para esta área tão sensível, que está contemplada na Agenda 2030 da ONU – da qual o Brasil é signatário?

sobre o autor

André Frota Contreras Faraco é arquiteto, mestre em arquitetura e urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP. Membro do Comitê Científico Nacional de Interpretações, Educação e Narrativas Patrimoniais ICOMOS-Brasil. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (CODEPASBO).

 

comments

181.02 eleições
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

181

181.01 política

A última de sua espécie

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided