Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Entre a ficção e a realidade, Milton Hatoum descreve o último dia do presidente derrotado em sua residência oficial, o Palácio do Alvorada.

how to quote

HATOUM, Milton. O último dia no Palácio. Drops, São Paulo, ano 23, n. 183.01, Vitruvius, dez. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.183/8687>.


Palácio do Alvorada, Brasília DF. Arquiteto Oscar Niemeyer
Foto Marcello Casal Jr [Agência Brasil]


“Onde estão os outros?”, perguntou para si mesmo, olhando ao redor. “De onde vem tanto silêncio? Os fiéis e as orações sumiram. Fingiam orar por mim?”

Viu no jardim o corre-corre alegre das emas. Até elas! De repente, com uma pontada de ódio, percebeu que dormira quatro anos num palácio desenhado por mãos comunistas; o ódio cresceu quando se lembrou de outros palácios e monumentos. “Até a Catedral e a Igrejinha”, murmurou, rangendo os dentes. “Pode uma coisa dessa? Um comunista projetar templos católicos?”

Sentiu uma pressão no peito, em seguida, uma coceira louca nas pernas. Mais que a solidão, sentiu a ira dos inconformados pela derrota; depois sentiu-se abandonado pelos pares mais fiéis, civis e militares. Abriu as mãos magras: “O poder escorreu entre os meus dedos como se fosse água”. E gritou: “Água imunda, ouviram? Onde vocês estão?”

O grito ecoou no palácio, assustou as emas, o lago estremeceu. Um coro de vozes femininas bradou:

“O sofrimento não passa sem deixar rastros e testemunhas”.

Girou o corpo: nem uma vivalma no salão. Levou um susto quando viu no espelho seu rosto deformado pela ira. Outro coro, agora masculino, entoou:

“E você pagará caro por todos os órfãos da pandemia, por todos os mortos e por nós, os enlutados”.

Um sufoco o assaltou. “Esse ar morno não é normal. É o ar ou a febre?” Uma sombra imensa manchou o jardim, o lago e o céu. Olhou o celular: Dia ensolarado. Maldita previsão do tempo! O peso no peito e a falta de ar aumentaram, um calor opressivo invadiu o salão, o celular esquentou, caiu no tapete, e a mão parou diante de uma gelatina em brasa. Então o derrotado gritou três números e esperou. Ouviu chiados, viu o salão escurecer, mas ainda pôde divisar três focinhos grandes que o encaravam com olhar inumano.

“Quem são vocês?”, perguntou, engasgado.

Julgou estar sonhando, mas ao gargalhar, tenebroso, percebeu que o pesadelo ansiado era uma farsa.

As três ratazanas sumiram; as paredes, os móveis e o tapete ficaram quase indistintos, e os olhos do derrotado, ardidos, umedeceram. Não chorava por seus crimes nem por sua crueldade, mas por sua insignificância de homem. De súbito, um pensamento o surpreendeu: “Sou tão insignificante quanto é imperceptível uma vela acesa num vulcão em erupção”.

Coçou as pernas, arranhando-as com fúria, até sentir a carne viva. Murmúrios irromperam em sua cabeça: vozes de crianças, de jovens e de adultos.

Por fim, ouviu: “O palácio de seu futuro será uma cela”.

E desmoronou.

nota

NE – publicação original do artigo: HATOUM, Milton. O Estado de S. Paulo, São Paulo 25 dez. 2022.

sobre o autor

Milton Hatoum, arquiteto e literato, é autor dos romances Dois irmãos, Cinzas do Norte e A noite da espera, entre outros.

 

comments

183.01 literatura
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

183

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided