Para quem se encanta em admirar ou em capturar fotografias, as cidades se apresentam como uma constelação de possibilidades para novos registros. Muitas vezes surge à nossa frente, a fotografia pronta. Seria só dar o clique. Mas a câmera nem sempre está disponível. Com isso, a oportunidade se esvai.
Porém, ao andar pela cidade com uma câmera em mãos, a satisfação está praticamente garantida.
Preferências em relação ao conteúdo e à estratégia de fotografar nos acompanham. Como já discutido em Recorrências, “alguns fotógrafos estariam sempre à procura das mesmas imagens?” (1). É um grato encontro quando, em diferentes cidades e circunstâncias, é possível realizar registros fotográficos que nos são familiares.
Imergindo no mundo de Italo Calvino (2), imagens recorrentes trazem consigo a questão: quem as capturou “estava procurando fotografar lembranças ou, até vagos ecos de lembrança que afloravam da memória?” Mesmo as paisagens mais diversas podem apresentar pontos em comum, como um pin, que atrai o olhar e marca o limiar entre a terra e o céu, o conhecido e o a desbravar.
Assim, o acervo pessoal de fotografias vai se avolumando, possibilitando que as imagens possam ser rearranjadas de diversos modos, como a apresentada aqui e na coleção de Collages que integra o artigo acima referido.
Para além de registros únicos, um conjunto de fotografias pode tecer uma trama que expõe e aproxima diferentes tempos e territórios. Colagem que seleciona e reverencia vivências e memórias.
notas
1
SOARES. Eduardo Oliveira. Recorrências. Revista Pixo, v. 7, n. 27, 2023, p. 342-349 <https://bit.ly/3CV5lVo>.
2
CALVINO, Italo. Os amores difíceis. São Paulo, Companhia das Letras, 1992, p. 59.
sobre o autor
Eduardo Oliveira Soares é doutor em Arquitetura e Urbanismo (2021) e servidor da Universidade de Brasília/UnB. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2013) e especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (2009), também pela UnB. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (1995).