Fugindo a minha praxe, apresento aos leitores de Vitruvius um projeto de minha autoria, que reúne aos aspectos técnico-funcionais mais atualizados, um tratamento arquitetônico pouco comum em empreendimentos deste tipo (geralmente fadados a um relacionamento apenas utilitário, alheio a considerações de ordem visual).
Trata-se do edifício que concentra a ordenha mecânica e instalações para manufatura de laticínios, bem como os escritórios de administração, de uma grande estância pecuária recém inaugurada na região de Hof Hasharon, a norte de Tel Aviv.
O projeto é fruto de uma iniciativa do governo, que visa substituir currais pequenos e esparsos de diversos criadores de regiões várias do país, por conjuntos centralizados de grande envergadura, capazes de sustentar tecnologias modernas e métodos racionais de criação e produção pecuária.
A Ordenha Mecânica pode acolher 60 cabeças de gado em cada turno de trabalho (ou 230 por hora), e é provida de equipamento automático, com todos os melhoramentos de controle eletrônico quantitativo e qualitativo da produção de cada animal; canalização, armazenamento e transporte frigorífico do leite; manufatura de laticínios, etc.
Tratando-se de empreendimento de vanguarda no setor da pecuária israelense (que por si mesmo goza de certo renome por seus altos índices de produtividade e eficiência), este centro deverá atrair também grande número de visitantes do país e do estrangeiro, constituindo-se num pólo de interesse agro-turístico. Assim, providenciou-se a uma galeria superior de observação, da qual o público (por um acesso independente do movimento do pessoal técnico) pode assistir a todas as fases da ordenha, bem como ter uma visão de conjunto do equipamento.
A galeria contará também com um balcão para venda de produtos e bar, sendo ainda servida por um grande terraço panorâmico, do qual se descortina uma vista geral da estância. Esta também é merecedora de atenção, pela presença de todos os requisitos técnicos, higiênicos, veterinários, etc., apropriados para a criação diversificada de suas 1300 cabeças.
O projeto funcional e técnico esteve a cargo do Engenheiro Ronen Feighenbaum – hoje o mais experiente e conceituado profissional em Israel no setor de know-how agropecuário. O trabalho levado a cabo sob sua orientação especializada revelou uma compreensão sensível da utilidade de um enfoque global da tarefa de projeto, pelo qual necessidades de ordem puramente técnica podem sugerir geometrias e espaços de potencial arquitetônico; e ao mesmo tempo soluções arquitetônicas podem ser inteligentemente aproveitadas para responder a requisitos funcionais e técnicos.
sobre o autor
Vittorio Corinaldi é arquiteto formado na FAU USP e correspondente Vitruvius em Israel.