Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Plano Erechim 100 – Cesar Dorfman Arquitetos Associados. Projetos, São Paulo, ano 04, n. 044.04, Vitruvius, ago. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/04.044/2420>.


O Plano Erechim 100 foi uma solicitação da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e que objetivava subsidiar a municipalidade no esforço de requalificação da cidade. Como existe um Plano Diretor sendo reavaliado, este estudo seria uma complementação enfocada no Desenho Urbano visando muito mais fomentar um debate sobre desenvolvimento dos potenciais da cidade do que oferecer respostas diretas e fechadas.As análises levaram a muitas proposições que acabaram, como síntese, englobadas na requalificação de dois eixos perpendiculares potencialmente existentes: o Passeio Central e o Caminho dos Trilhos. Este enfoque era coerente com o objetivo de dotar o desenho da cidade de forte marca, “facilmente reconhecível” (leitura) e possível de ser usada mercadologicamente (marketing).

Assim, o conjunto chamado de Passeio Central, configurado basicamente pela grande avenida, Maurício Cardoso/Sete de Setembro que corta a cidade, é enfatizada/requalificada por meio de projetos sucessivos: 1. o mirante norte voltado para o belo vale; 2. o mirante sul fazendo a conexão entre a cidade oficial e a informal (desordenada); 3. o redesenho fixando a praça principal da cidade, a Praça da Bandeira como centro cívico (os importantes prédios já indicam esta possibilidade);

4. a transformação de uma das principais ruas perpendiculares em rua de eventos, a adoção de mobiliário urbano, e redimensionamento do tráfego de veículos de forma a acentuar e permitir o uso como as tradicionais “ramblas”, passeio público qualificado além da gestão do espaço como área especial contemplando itens como segurança, limpeza, manutenção e animação.

Perpendicular ao Passeio e dentro do conceito de parque linear, a abandonada linha férrea (praticamente a origem da cidade) se transforma em Caminho dos Trilhos fazendo usos de políticas como a de incentivo à recuperação de prédios antigos. O aproveitamento do traçado da linha resultaria em serviços como ciclovia, passeio e metrô de superfície com paradas aglutinam interesses econômicos, históricos e populacionais.Estes locais significariam uma série de intervenções entre as quais poderia ser destacada a do Mercado Público, anexa a antiga estação ferroviária, um local para expor e valorizar a produção das pequenas propriedades rurais, uma das características do perfil sócio-econômico da região.

ficha técnica

Nome do projeto
Plano Erechim100

Cliente
ACCIE – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim

Escritório
Cesar Dorfman Arquitetos Associados

Arquitetos
Cesar Dorfman, Carlos André Soares Fraga, Andreoni da Silva Prudencio e Rodrigo Adonis Barbieri

Arquitetos convidados
Rogério Malinsky e Redenzio Zordan

Colaboração em design gráfico
Arquiteto Carlos Krebs

comments

044.04 Profissional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Cesar Dorfman Arquitetos Associados
Porto Alegre RS Brasil

share

044

044.01 Profissional

Brascan Century Plaza, projeto de Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi

044.02 Concurso

Concurso Bairro Novo

Portal Vitruvius

044.03 Concurso

Concurso Público Nacional de Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza RS

044.05 Concurso

Concurso da Nova Sede do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided