Implantação
O projeto contratado foi para desenhar o novo CAMPUS SENAC/ SP, em Jurubatuba no Bairro de Santo Amaro, em imóvel anteriormente utilizado pela Industria de eletrodomésticos Walita.
A idéia de implantação foi a de reciclar os antigos edifícios da fábrica para o novo uso de universidade.
Esta reciclagem teve por principio se apropriar da implantação existente. Com isto conquistar para a universidade suas características já consolidadas, dando ao novo CAMPUS, desde seu inicio de funcionamento, a sensação já pertencer ao local.
O conjunto foi desenhado prevendo basicamente a reforma dos grandes galpões industriais, ampliação dos edifícios quando necessário, e a demolição de alguns de adaptação inviável.
O plano prevê a execução em etapas.
A primeira etapa construída é constituída do Edifício Acadêmico, que ocupa os espaços de um dos três maiores galpões industriais, do edifício de convenções e futuro centro esportivo que ocupam o segundo. O terceiro grande galpão está previsto estacionamento, aguardando o futuro para transformação em universidade.
Os dois edifícios de administração foram reformados e ampliados para a Biblioteca e a Reitoria.
Os edifícios de infraestrutura e manutenção foram também reformados e ampliados para os mesmos usos.
As três grandes praças foram modernizadas com novos desenhos, que valoriza a arborização existente e são emoldurados pelas novas fachadas.
O parque de estacionamento foi otimizado, preservando as arvores existentes e plantando mais onde possível.
Bloco Acadêmico
O edifício acadêmico recebeu um mezanino em estrutura metálica, que dobrou a área disponível para o novo uso de salas de aula. As salas do térreo foram destinadas as aulas que necessitam computadores e de ar condicionado. No mezanino foram locadas as salas de aulas expositivas que não necessitam de ar-condicionado, sendo que a ventilação cruzada foi conquistada através das aberturas restauradas dos sheds industriais e de janelas laterais nas fachadas externas e internas voltadas para os três novos pátios criados. A solução encontrada para a inserção do ar-condicionado central e de todo cabeamento necessário ao novo uso, foi criar uma fachada sobressalente, em pré-moldado de concreto, que de uma só vez resolveu a nova identidade plástica do prédio, permitiu abrigar toda tubulação e cabeamento (sem redução do pé-direito disponível), e servindo de proteção e enquadramento da caixilharia.
Biblioteca
A biblioteca, que se caracteriza pela fachada principal inclinada, foi ajustada ao antigo edifício da administração principal, que na reforma recebeu mais um pavimento e um volume simétrico com um pátio central de pé-direito livre total, tudo em estrutura metálica. Seus fechamentos foram feitos em grandes painéis pré-moldados de concreto, com acabamento texturizado coloridos, dispensando qualquer outro acabamento. As fachadas reformadas receberam acabamento de massa com a mesma textura dos painéis de concreto. A caixilharia de alumínio valoriza todo o conjunto com um desenho expressivo para a praça central e com brises tipo asas de avião na fachada voltada para a rua.
Reitoria
A reitoria foi ajustada ao segundo prédio administrativo, e teve sua ampliação em concreto convencional, e recebeu o acabamento das fachadas em massa texturizada em cores similares ao concreto pré-moldado.
Gastronomia
O prédio do antigo restaurante, não pode ser aproveitado e no seu local foi construído o novo edifício para os cursos de gastronomia. Construído com estrutura mista de concreto convencional e pré-fabricado, teve sua fachadas inteiramente montadas com o mesmo sistema de pré-moldados de concreto. Seu interior recebeu todos os equipamentos de cozinha de ultima geração, e tem a peculiaridade de ter parte de sua água aquecida com sistema de energia solar, coerentemente ajustados aos sheds de ventilação das cozinhas.Convenções e Esportes
Aproveitando o antigo galpão do almoxarifado e depósito industrial, o centro de convenções e de esportes adota os mesmos conceitos estruturais do acadêmico, com estrutura metálica para o mezanino e pré-moldados coloridos nas fachadas e sua caixilharia segue a mesma qualidade da instalada na biblioteca.
Infraestrutura e Manutenção
Com construções mais simples os edifícios de infraestrutura e manutenção foram ajustados para não se destacarem no conjunto. Deve-se notar o sistema construtivo da caixa d’água para dois milhões de litros, toda construída em concreto armado, com formas deslizantes.
ficha técnica
Nome do Empreendimento
Campus SENAC
Local
Av. Eusébio Stevaux, 823 – Sto. Amaro / São Paulo - capital
Área Construída 1ª etapa
51.164,68 m²
Terreno
118.056,26 m²
Arquitetura
Aflalo & Gasperini Arquitetos
Arquitetos
Gian Carlo Gasperini, Luiz Felipe Aflalo Hermann, Roberto Aflalo Filho, Eduardo Martins Ferreira, Hugo Lopez, Fátima Machado Moreira, Mirela Rezze, Angélica Lodovici, Isabel Araújo, Ricardo Aranha, Oliver James Gorham, Nathalie Samuel, Neiva Mariko Saito, André Bezerra de Melo, Cátia Portela Gonçalves, Letícia Lindenberg Lemos, Christiane de Oliveira Campos, Ana Raquel C. Pionti, Arnaldo Razzante, Bruno Lucchese, Paulo Katz e Aleksander Marcello Braz
Estagiários
Maria Paula Seixas, Ricardo de Almeida e Camila Q. Vicari
Arquitetura de Interiores
Sá Marques Const. E Programação Visual
Acústico
Acústica Engenharia
Ar-condicionado
Teknika Projetos e Consultoria
Audiovisual
Sky Alm
Automação Predial
Bosco & Associados
Caixilharia
AEC Consultores
Cozinha
SENAC
Drenagem
Drenatec - Regea
Elétrica
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos
Elevadores
EMPRO – Engenharia de Produção
Energia Solar
Agência Energia
Estrutural
Escritório Técnico César Pereira Lopes
Hidráulica
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos
Incêndio
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos
Luminotécnica: Franco & Fortes
Paisagismo
Agroarte Serviços Técnicos em Agropecuária e Paisagismo
Pré-moldados
Stamp
Segurança
Estratégica
Telemática
Ábaco Sylex Networking
Tráfego
Michel Sola Consultoria e Engenharia