Taller de Cartagena
Cada ano, no mês de julho, a Universidade de Los Andes, de Bogotá, organiza o programa “Taller Internacional de Arquitectura y Diseño”. São quatro semanas que se vive e trabalha em torno da arquitetura patrimonial e a cidade amuralhada de Cartagena como um marco e espaço de aprendizagem.
Este foi o XXI Taller Internacional de Arquitectura. Arquitectura para un recinto amurallado, 2007.
Análise do projeto
O que seria um museu - musa - a busca por inspiração.
Um espaço aberto que convide a passar e permanecer.
Que possua um percurso dinâmico e contenha lugares de ócio.
Onde o que habita descubra e nunca deixe de se surpreender.Fizemos um estudo de Cartagena a partir de uma deriva, um percurso com estratégias determinadas "dos miradas diferentes recorridos", percebemos a cidade a partir do percurso de policiais-central e "marginais"-perimetral que habitam Cartagena.
Como se percorre um museu? Denominamos três formas:
- Pessoa formiga: organizado, precavido, que se detém em cada obra, anda por caminhos estalecidos.
- Pessoa peixe: desorganizado, não se detém muito, somente em lugares que considera mais importante, não tem um caminho estabelecido.
- Pessoa águia:só busca o que quer ver, observa e logo parte.
Análise do loteFluxos peatonais e veiculares: o espaço público se abre e encorpora a cidade.
Áreas verdes: há uma carência nesta região de Getsemani.
Baluarte: pertence ao lugar, foi encorporado no projeto como restaurante do museu.
Muralha: enfrentamos esta barreira contemplando e transpondo-a.
Fachadas: paisagens dos espaços públicos. Então, o projeto visava transformar o espaço público em uma grande praça, onde o museu se abra e arremate os espaços.
equipe técnica
Estudantes:Diego Castelblanco (Colombia), Isabel Carvallo (Chile), Luis Guagnelli (México) e Marina Rosenfeld (Brasil)