Taller de Cartagena
Cada ano, no mês de julho, a Universidade de Los Andes, de Bogotá, organiza o programa “Taller Internacional de Arquitectura y Diseño”. São quatro semanas que se vive e trabalha em torno da arquitetura patrimonial e a cidade amuralhada de Cartagena como um marco e espaço de aprendizagem.
Este foi o XXI Taller Internacional de Arquitectura. Arquitectura para un recinto amurallado, 2007.
Análise do projeto
O que seria um museu - musa - a busca por inspiração.
Um espaço aberto que convide a passar e permanecer.
Que possua um percurso dinâmico e contenha lugares de ócio.
Onde o que habita descubra e nunca deixe de se surpreender.Fizemos um estudo de Cartagena a partir de uma deriva, um percurso com estratégias determinadas "dos miradas diferentes recorridos", percebemos a cidade a partir do percurso de policiais-central e "marginais"-perimetral que habitam Cartagena.
Como se percorre um museu? Denominamos três formas:
- Pessoa formiga: organizado, precavido, que se detém em cada obra, anda por caminhos estalecidos.
- Pessoa peixe: desorganizado, não se detém muito, somente em lugares que considera mais importante, não tem um caminho estabelecido.
- Pessoa águia:só busca o que quer ver, observa e logo parte.
Análise do loteFluxos peatonais e veiculares: o espaço público se abre e encorpora a cidade.
Áreas verdes: há uma carência nesta região de Getsemani.
Baluarte: pertence ao lugar, foi encorporado no projeto como restaurante do museu.
Muralha: enfrentamos esta barreira contemplando e transpondo-a.
Fachadas: paisagens dos espaços públicos. Então, o projeto visava transformar o espaço público em uma grande praça, onde o museu se abra e arremate os espaços.
Corte
Imagem dos autores do projeto
Implantação térreo
Imagem dos autores do projeto
Planta primeiro pavimento
Imagem dos autores do projeto
Planta segundo pavimento
Imagem dos autores do projeto
equipe técnica
Estudantes:Diego Castelblanco (Colombia), Isabel Carvallo (Chile), Luis Guagnelli (México) e Marina Rosenfeld (Brasil)