O Concurso Internacional "Galápagos Franja 0: urbanismo y arquitectura sostenibles" ocorreu durante a XV Bienal Panamericana de Arquitetura em Quito, em 2006. O objetivo era tornar visíveis os problemas dos assentamentos humanos existentes nas Ilhas de Galápagos e abrir espaço para a reflexão, gerando propostas alternativas para a futura cidade sustentável.
As intenções iniciais do concurso eram: como referências iniciais, partir da realidade ambiental e social de Galápagos, sem premissas, sem idéias preconcebidas, sem intermediários; focar a reflexão em seu ponto de origem: qual deve ser a relação entre natureza e assentamentos humanos e como melhorar simultaneamente a qualidade de ambos em um ideal realizável; recuperar a posição de equilíbrio, premissa da sustentabilidade que garanta que este ideal realizável possa se manter no tempo.
Galápagos é Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO, 1978) e revela sérias contradições entre a necessidade de preservação de espécies únicas no planeta, as necessidades de uma população crescente e o intenso uso turístico, de origem nacional e internacional.
A proposta era trabalhar sobre a cidade de Puerto Baquerizo Moreno, capital da Província de Galápagos, na Ilha São Cristóvão. Não se devendo buscar legitimar o existente, mas sim sua reformulação, trabalhando a transformação, substituição e contenção da cidade na perspectiva de melhorar suas condições atuais.
Premiação
1º lugar
Andrade Morettin Arquitetos Associados
São Paulo Brasil