O complexo se desenvolve num setor periférico da cidade de Lima, no Peru, adjacente a uma via rápida e próximo ao mar. O programa inclui, além de uma capela e um crematório, um setor de escritórios administrativos, cafeteria, sanitários públicos e uma área para velórios.
Cada construção é independente, senda tratadas como sólidos simples e geométricos, localizados num terreno alto e organizados ao redor de uma praça que realca suas volumetrias. A praça tem formato circular, com desenhos radiais e textura que contrasta com as edificações brancas.
O projeto paisagístico destaca os edifícios em relação ao entorno através do uso de vegetação baixa e hierarquização de alguns espaços principais. Uma proposta de iluminação também contribui para realçar a capela e os edifícios que a cercam durante a noite.
O edifício principal é a capela, de volumetria simples e com capacidade para 200 pessoas, que tem como foco visual um altar linear e geométrico. Perfuraçoes, também de formas geométricas, permitem a entrada de luz natural e proporcionam um clima especial à edificação.
A capela esta conectada à área que abriga os crematórios e que recebe os caixões durante as cerimônias que são realizadas antes das cremações. A cobertura que faz essa conexão dos edifícios é uma laje de concreto com perfurações circulares, já que em Lima praticamente nao há chuva.
O edifício do Crematório abriga duas funções fundamentais: uma mística associada ao culto aos mortos e outra industrial onde se processam os corpos para em seguida serem levados para suas homenagens finais. Tais funções são expressadas na volumetria geral do edifício, através de linhas ascendentes e composições artísticas presentes nos espaços cerimoniais, enquanto composições racionais e com aparência industrial estão onde se localizam os fornos crematórios.
Toda a arquitetura foi tratada com volumetrias simples, de cor branca, com a intenção de que todo o conjunto se mantenha atemporal frente ao entorno urbano e se apresente como um espaço especial para render homenagem aos mortos.
Em frente à entrada principal do complexo há um monumento de concreto que representa de forma abstrata uma cruz e serve como um marco que anuncia sua presença junto à rodovia.
Ficha técnica
Projeto
Tanatorio - capela e crematorio Jardines de la Paz
Cliente
Cementerio Jardines de la Paz
Arquiteto Principal
Jose Orrego
Arquiteta Colaboradora
Ivy Pun Siu
Incorporação e Construção
Cementerio Jardines de la Paz
Data de início do projeto
Julio 2004
Data de conclusão da obra
Novembro de 2005
Localização
Avenida La Palmera de Fundo de Villa km 19 de la Antigua Panamericana Sur, Ciudad de Villa el Salvador, Lima, Peru
Área total
1,014.83 m2
Custo total da construção
USS 350,000.00