Memorial Descritivo
O Edifício no Plano Diretor
O edifício Modesto Carvalhosa está situado no Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na região central de São Paulo, uma das mais tradicionais Universidades de São Paulo, criada em 1870. O edifício foi o primeiro a ser executado como parte do Plano Diretor criado pelo escritório em 2002, atendendo a expectativa de ampliação deste Campus Urbano, com edifícios novos e, em alguns casos, a substituição de construções antigas. Este plano completa-se com outro criado simultaneamente para a Universidade em Tamboré, área próxima a São Paulo.
A implantação
Por tratar-se do edifício que inaugura o plano, a implantação foi definidora das primeiras soluções para o projeto. O local escolhido era o único vazio disponível no campus, o histórico conjunto de quadras abertas. O edifício acomodou-se em parte deste vazio entre o ginásio de esportes tombado e um conjunto de árvores que deveriam permanecer. Ao mesmo tempo sua função foi a de reorganizar a geometria interna das circulações indicando a seqüência futura de fluxos para todo o Campus. Para a inserção de um volume deste porte em área tão densa, o projeto definiu duas praças em faces opostas, de onde se tem os acessos em níveis distintos ao edifício, estando o saguão de entrada no terceiro piso, que chamamos de piano nobile.
Programa e função
O programa foi organizado verticalmente em 9 pavimentos. Os dois andares do embasamento, que compatibilizam a diferença de nível entre as duas faces, são compostos pelas bibliotecas e academia de esportes. A partir do nível do saguão os seis andares restantes destinam-se à salas de aula. Por tratar-se de um edifício escolar a solução espacial é definida por módulos que podem adaptar-se à outras funções.
Matéria e Linguagem
O edifício é definido em concreto aparente, moldado in loco ou pré-moldado, segundo a superfície. Material tradicional de nossa cultura moderna, hoje revela uma manufatura contemporânea distinta dos feitos originais de décadas atrás. O material presta-se também a marcar um novo momento na história construída da instituição, fortemente marcada pelo uso do tijolo aparente nas suas construções históricas, depois vulgarizado em construções mais recentes. Além da estrutura e superfícies o concreto aparente foi também utilizado em brises laminares, homogeneizando uma das fachadas para a grande praça na face sudeste.
Outro elemento fundamental da linguagem são os brises em grelha de aço galvanizado, que ao modo de uma cortina recobrem a quase totalidade da superfície do poente e, em faixas, compõe uma das superfícies do nascente.
ficha técnica
Obra
Edifício Modesto Carvalhosa
Local
Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP - Brasil
Projeto
2002-2004
Conclusão da obra
2006
Área construída
13.073,93 m²
Arquitetura
Spadoni & associados arquitetura e urbanismo
Autores
Francisco Spadoni e Lauresto Couto Esher
Coordenador
Arq. Tiago de Oliveira Andrade
Equipe
arq. Selma Bosquê; arq. Jaime Vega; arq. Alexandre Nalin; proj. Jair Cândido; proj. Paula Pardo; est. Priscila S. Gusukuma; est. Sandra Hipólito; est. Lia Maturin; est. Marina Vizini; est. Daniel Maeda
projetos complementares
Automação Predial
SI2 - Sistemas Inteligentes Integrados Ltda.
Ar Condicionado
Thermoplan Engenharia Térmica Ltda.
Estrutura
Statura Engenharia e Projetos Ltda.
Luminotécnica
Guarnieri LD
Fundações
Portella Alarcon Engenheiros Associados S/C Ltda.
Instalações Prediais
Tesis - Tecnologia de Sistemas em Engenharia S/C Ltda.
Construtora
Matec Engenharia
Gerenciamento de Obra
Ensul Engenharia Ltda.
Fotografias
Nelson Kon
Tiago Andrade