A escola se divide em duas partes, o bloco de salas de aula e um corpo baixo destinado a refeitório e ginásio.O bloco de salas de aula se situa numa barra entre medianeiras e alinhado com a rua Roger de Llúria que se fecha à rua e se abre ao interior mediante o filtro de alguns pátios que controlam a luz natural e constroem uma série de volumes vazios de 3 andares de altura, usados como pátios infantis.
Uma escada linear comunica os três andares e constrói um espaço interior que se converte em protagonista, costurando os três andares em um só volume que recebe luz filtrada através de uma sucessão de aberturas ritmadas verticais.Na fachada da rua esta solução se combina com a vontade de enfatizar a opacidade deste corpo, marcando somente no térreo o acesso independente da escola infantil com um movimento da fachada que gera uma dilatação da calçada.O acesso principal à escola se produz a partir do pátio principal por um pórtico que une o bloco de salas de aula com o corpo de serviços e ao mesmo tempo compartimenta o pátio de uma forma natural entre infantil e primário.
A escola é construída em bloco de concreto branco com junta vertical e uma série de elementos vazados também de concreto em solução de continuidade interior e exterior que configuram a linguagem do edifício.A densidade e qualidade das imagens interiores de alguns edifícios de Aldo van Eyck e Hetzberger nos acompanharam durante todo o processo.ficha técnica
Nome do projeto: CEIP Ferrer i Guàrdia. Granollers
Localização: c/Roger de Flor 123
Datas: 2003 (projeto) / 2006 (obra)
Projeto de arquitetura: Jordi Badia
Arquitetos colaboradores: Jordi Framis, Daniel Guerra, Marcos Catalán, Sergi Serrat
Colaboradores externos
Cálculo estrutural: Eduard Doce, arquiteto
Arquiteto técnico: INYPSA. Antonio Leciñena, Joan Vilanova
Medições e orçamentos: Francesc Xairó
Instalações: Consulting Lluís Duart
Promotor: GISA, Gestió d’infraestructures S.A. Departament d’Ensenyament
Fotografia: Pedro Pegenaute