Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Concurso Restrito de Anteprojetos de Arquitetura para a Nova Sede da AACRT – Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações. Projetos, São Paulo, ano 09, n. 099.01, Vitruvius, mar. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.099/2950>.


Finalizado o julgamento do Concurso Restrito de Anteprojetos de Arquitetura para a Nova Sede da AACRT – Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações, organizado em duas etapas, foi indicado o projeto da Moojen & Marques Arquitetos Associados, em primeiro lugar; Emil Bered, Valter Bered e Maria Helena Bered em segundo e Valdir Belém em terceiro. O concurso, iniciado em 2007 com dezesseis escritórios de arquitetura convidados, previa a classificação de quatro projetos para ajustes, desenvolvimento e defesa diante do júri em uma segunda etapa, realizada em de Maio de 2008. A Sede será construída na Rua Ramiro D’Ávila, no Bairro Azenha em Porto Alegre.

Nova Sede da AACRT – Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações, croquis da volumetria. Moojen & Marques Arquitetos Associados + Arquiteto Cláudio Ferraro, 2008
Desenhos escritórios

O partido, do projeto classificado em primeiro, obedece a idéia de base e torre, sugerido pela legislação, com esta última ligada do chão ao topo, passando pela primeira, a qual adquire a forma de pórtico, com 6,50 de altura (altura da base, 4,00m, acrescida de 2,00m permitida por lei, no caso de platibandas ou telhados, somando-se 50 cm abaixo do RN).

O Programa, atendido pelo projeto, envolve estacionamento em dois sub-solos, no pavimento térreo, lojas abrindo diretamente para o espaço público, resolvidas em três níveis, e acesso à hall polivalente que dá acesso aos pavimentos superiores e dependências gerenciadas pela AACRT e franqueadas ao público. Bar, Restaurante, Sala de Eventos, Auditório para duzentas pessoas, área de lazer e coffe-break com churrasqueira fechada e pátios foram resolvidos de forma a funcionar interligados entre si ou independentemente.

Os segundo e terceiro pavimentos abrigam dependências exclusivas da AACRT, tais como Sala de Jogos, Biblioteca, Web-espace, Sala de Reuniões, Administração, Presidência e Memorial. Do quarto ao oitavo pavimentos tipo, espaços profissionais que podem ser divididos de uma à seis salas moduláveis. O nono pavimento tem organização diferenciada, com terraços para as salas profissionais. No terreno de 1.379,20 m², a área projetada de 6.271,14 m² faz aproveitamento máximo do potencial construtivo determinado pelo regime urbanístico do plano diretor, o que parece ser adequado, pela percepção dos arquitetos, para o tecido de renovação dessa parte do Bairro Azenha.

Nova Sede da AACRT – Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações, croquis do restaurante. Moojen & Marques Arquitetos Associados + Arquiteto Cláudio Ferraro, 2008
Desenho escritório


Está prevista a possibilidade de adoção de estrutura pré-fabricada em concreto inteiramente modulado em 5,00m x 5,00m e 1,25m x 1,25m, utilizando-se vigas e lajes de 10,00m e 5,00m. Lajes padrão Premold, tipo Laje Plana Leve (LPL), com face inferior pré-fabricada e complementação estrutural in loco, e isopor incorporado, permitindo paredes em qualquer posição̕, sem vigas intermediárias. Na cobertura do auditório estão previstas telhas de concreto pré-fabricado Premold (v.43) que dispensam estrutura intermediária de sustentação, além de propiciar recursos como domus de iluminação e/ou ventilação.

O projeto, conforme a descrição acima procurou articular as questões dimensionais, estruturais, construtivas e programáticas, de forma a equacionar a organização de um edifício multi-uso, com atividades distintas, em uma mesma prumada, de maneira flexível e funcional, com o caráter arquitetônico adequado ao prestígio da Associação de Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações.

ficha técnica

Arquitetura

Moojen & Marques Arquitetos Associados: Arquitetos Moacyr Moojen Marques, Sergio M. Marques, José Carlos Marques, Arq. Cláudio Ferraro

Colaboração
Arquitetos Monica L. Boher, Acads. Betina Cornetet, Karla Roman, Leonardo Dallanora, Valentina Marques, Camila Thiesen

Estrutura
Construtora PREMOLD - Eng. George S. de Souza

Orçamento
Eng. Marco Aurélio Gonçalves

Conforto
Eng. Cesar Costa

Comissão Organizadora e Julgadora do Concurso

Da AACRT
Sr. Jaime Souza De Marco - Conselho de Administração
Srª. Eva Beatriz Teixeira Corrêa - Conselho de Administração
Sr. Paulo Roberto Cavagni Pecker - Conselho Fiscal
Sr. Nildo Machado da Silva – Diretoria

Representantes das Entidades
Arq. José Carlos Pereira da Rosa – CREA-RS
Arq. Ivânio Sanguinetti – SINDUSCON-RS
Sr. Ary Bortolotto – Presidente ANAPOA (Associação Nova Azenha)

comments

099.01 Concurso
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Autores do projeto
Porto Alegre RS Brasil

share

099

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided