Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


Foto Antonio Saggese

abstracts

português
As duas casas na Praia de Itamambuca em Ubatuba, projetos do arquiteto Eduardo Martins de Mello, contempla conceitos presentes na exposição "Viver na Floresta", curadoria de Abilio Guerra

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Duas casas na Praia de Itamambuca. Projetos, São Paulo, ano 11, n. 129.05, Vitruvius, set. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.129/4061>.


Essas casas nasceram de uma reflexão de como ocupar áreas ainda bastante preservadas do nosso litoral.

Itamambuca, assim como a maior parte do litoral norte de Ubatuba, ainda conserva exemplos da vegetação de restinga, o que é uma verdadeira relíquia, uma vez que as ocupações do nosso litoral têm se caracterizado por exterminar qualquer lembrança da vegetação nativa.

Hoje, a área onde essas casas foram construídas é considerada de preservação permanente e estão proibidas novas construções. Eu creio, no entanto, que em algumas circunstâncias é possível conciliar ocupação com preservação e acredito ter contribuído para esse debate com as casas que eu construí.

A estrutura de madeira se mostrou adequada para construções nessas áreas porque reduz muito o tamanho do canteiro. O concreto só foi utilizado nas fundações, que são sapatas isoladas com 50 cm de profundidade. As casas foram construídas sobre um assoalho de madeira elevado do solo. Como é de areia, o solo é totalmente permeável. Com essa solução, não houve necessidade de aterro e foi possível manter os lotes no nível em que eles se encontravam que é um pouco abaixo da rua. Os grandes beirais, além de proteger a madeira, permitem que as casas fiquem totalmente abertas mesmo durante as chuvas, uma constante em Ubatuba e as alvenarias funcionam como contraventamento de toda estrutura.

Em algumas regiões de Ubatuba ainda existe de maneira muito tênue um modo de vida caiçara que é bastante peculiar. A expressão disso na arquitetura serviu de inspiração para o projeto dessas casas. São casas de veraneio, de construção muito simples e econômica, que funcionam como pequenos pavilhões para contemplação da natureza.

links

Casa nº 6, Praia de Itamambuca, Ubatuba SP

Casa nº 7, Praia de Itamambuca, Ubatuba SP

comments

129.05 viver na floresta
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Escritório do arquiteto
São Paulo SP Brasil

share

129

129.01 eu era assim...

Ginásio do Clube Atlético Paulistano

Paulo Takimoto

129.02 concurso

Concurso Sistema Fecomércio‐RS

129.03 crítica

O MAXXI e o delírio de Zaha Hadid em Roma

Igor Guatelli

129.04 crítica

O Terminal Rodoviário e o “Roteiro para construir no nordeste”

Helio Costa Lima and Solange Maria Leder

129.06 memória

Edifício Acal

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided